Valesca Bessa Barros Gonçalves
Professora
da rede Estadual, licenciada em Matemática,
valesca.professora@gmail.com
Antonio Mauricio Medeiros Alves
Professor
da UFPel, doutor em Educação,
alves.antoniomauricio@gmail.com
RESUMO
O
presente texto é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Educação
Matemática da Universidade Federal de
Pelotas, RS e tem por objetivo apresentar essa pesquisa, que tem como
foco a utilização de materiais didáticos
por alunos do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, formação em ensino
médio, localizado em Pelotas, interior do
Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é analisar e discutir a
construção e uso de materiais didáticos
concretos e manipulativos, na disciplina de Didática da Matemática, do Curso Normal do IEEAB, bem
como identificar a compreensão das
alunas acerca do uso desses materiais nas práticas de pré-estágio, de
matemática, nos anos iniciais do ensino
fundamental, tendo em vista que os recursos concretos são considerados como um material facilitador
para o ensino e aprendizagem da
matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa será realizada a análise
do uso e da produção de materiais
concretos e manipuláveis, construídos na disciplina de Didática da Matemática para uso dos alunos,
futuros docentes, em suas práticas nos
anos iniciais do Ensino Fundamental. A produção dos dados se dará pela
construção de narrativas, em busca de
conhecer as compreensões desses alunos frente ao uso e às produções dos materiais didáticos. O
aporte teórico, dessa proposta de pesquisa,
serão os estudos de Lorenzato (2006-2012), Passos (2012), Nacarato (2005-2009), Mengali (2021) Fiorentini (1990), Miorim
(1990), entre outros. Metodologicamente, a
pesquisa se caracteriza como qualitativa e os dados serão analisados por
meio das narrativas produzidas.
Palavras-chave: Materiais concretos, Didática da Matemática, Ensino e aprendizagem.