DOI: 10.5281/zenodo.8151460

 

Valesca Bessa Barros Gonçalves 

Professora da rede Estadual, licenciada em Matemática, 

valesca.professora@gmail.com

 

Antonio Mauricio Medeiros Alves

Professor da UFPel, doutor em Educação, 

alves.antoniomauricio@gmail.com

 

RESUMO

O presente texto é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento no  Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de  Pelotas, RS e tem por objetivo apresentar essa pesquisa, que tem como foco a  utilização de materiais didáticos por alunos do Curso Normal no Instituto Estadual de  Educação Assis Brasil, formação em ensino médio, localizado em Pelotas, interior do  Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é analisar e discutir a construção e uso de  materiais didáticos concretos e manipulativos, na disciplina de Didática da  Matemática, do Curso Normal do IEEAB, bem como identificar a compreensão das  alunas acerca do uso desses materiais nas práticas de pré-estágio, de matemática,  nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que os recursos concretos  são considerados como um material facilitador para o ensino e aprendizagem da  matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa será realizada a análise do uso e  da produção de materiais concretos e manipuláveis, construídos na disciplina de  Didática da Matemática para uso dos alunos, futuros docentes, em suas práticas nos  anos iniciais do Ensino Fundamental. A produção dos dados se dará pela construção  de narrativas, em busca de conhecer as compreensões desses alunos frente ao uso  e às produções dos materiais didáticos. O aporte teórico, dessa proposta de pesquisa,  serão os estudos de Lorenzato (2006-2012), Passos (2012), Nacarato (2005-2009),  Mengali (2021) Fiorentini (1990), Miorim (1990), entre outros. Metodologicamente, a  pesquisa se caracteriza como qualitativa e os dados serão analisados por meio das  narrativas produzidas.

Palavras-chave: Materiais concretos, Didática da Matemática, Ensino e  aprendizagem.