DOI: 10.5281/zenodo.8151404

 

Ana Karoline Simião da Silva

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. simiaokaroline2001@gmail.com

 

Jackeline de Sousa Oliveira Gomes

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. jackelinegomes06@gmail.com

 

Knightley Lorranny Teixeira dos Santos

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. lorrannysantos2004@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Regiane Oliveira Rodrigues

Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). regyanejc@hotmail.com

 

Vilmar Martins da Silva

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA). villmartins@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as contribuições e desafios para o desenvolvimento pedagógico na gestão da escola. Dessa forma que a gestão escolar, corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo para a implementação dos projetos pedagógicos das escolas, de acordo com os princípios democráticos e métodos que organizem condições para um ambiente educacional autônomo de participação com tomada de decisões e efetivação de resultados. Projetos pedagógicos da gestão escolar é uma organização de aprendizagem dos alunos em sala de aula. Esse trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa qualitativa e cabe a cada instituição elaborar seu plano de ação para o ano letivo chamado “projeto político pedagógico” juntamente com os pedagogos da instituição montando um esquema que demonstrará tudo aquilo que querem realizar no período, devem ter ações que serão realizadas com instrumentos eficazes que ajudará no excelente funcionamento da instituição. A gestão de projetos escolares tem como finalidade aplicar práticas e metodologias educacionais. A mesma faz a combinação de diferentes formas de conduzir as equipes durante a efetuação do projeto. Com uma boa gestão, adquire-se um uso perspicaz dos meios acessíveis. Esse artigo tem como intuito expor ideias para desenvolver propostas de projetos e servir de base para outras fundamentações teóricas.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Aprendizagem. Projeto Pedagógico.