Ana
Karoline Simião da Silva
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), Campus Bacabal-MA. simiaokaroline2001@gmail.com
Jackeline de Sousa Oliveira Gomes
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), Campus Bacabal-MA. jackelinegomes06@gmail.com
Knightley Lorranny Teixeira dos Santos
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), Campus Bacabal-MA. lorrannysantos2004@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências
Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Regiane
Oliveira Rodrigues
Doutoranda em História; Universidade Estadual
do Maranhão (UEMA). regyanejc@hotmail.com
Vilmar
Martins da Silva
Doutorando em Educação, Ciências e Matemática;
Universidade Federal do Pará (UFPA). villmartins@hotmail.com
RESUMO
Este artigo tem como objetivo
apresentar reflexões sobre as contribuições e desafios para o desenvolvimento
pedagógico na gestão da escola. Dessa forma que a gestão escolar, corresponde
ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo para a
implementação dos projetos pedagógicos das escolas, de acordo com os princípios
democráticos e métodos que organizem condições para um ambiente educacional
autônomo de participação com tomada de decisões e efetivação de resultados.
Projetos pedagógicos da gestão escolar é uma organização de aprendizagem dos
alunos em sala de aula. Esse trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa
qualitativa e cabe a cada instituição elaborar seu plano de ação para o ano
letivo chamado “projeto político pedagógico” juntamente com os pedagogos da
instituição montando um esquema que demonstrará tudo aquilo que querem realizar
no período, devem ter ações que serão realizadas com instrumentos eficazes que
ajudará no excelente funcionamento da instituição. A gestão de projetos escolares tem como finalidade aplicar práticas e
metodologias educacionais. A mesma faz a combinação de diferentes formas de
conduzir as equipes durante a efetuação do projeto. Com uma boa gestão, adquire-se um uso perspicaz dos meios acessíveis. Esse
artigo tem como intuito expor ideias para desenvolver propostas de projetos e
servir de base para outras fundamentações teóricas.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Aprendizagem. Projeto Pedagógico.