Aline Cristhine Cunha
Gonçalves
Graduada em Letra/Espanhol e Graduando em Pedagogia
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA,
alinefernando2020@gmail.com
Camily Cristina Alves da Silva
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. camillycristinafernades@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências
da Educação; Facultad
Inteamericana de Ciências
Sociales(FICS), prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar a música como
uma ferramenta de ensino e aprendizagem que permite aos educadores
potencializar recursos que sejam capazes de facilitar a transferência de
conhecimento. Para concretizar este trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de leitura
e pesquisa bibliográfica de artigos e livros obtidos por meio de
ferramentas como o Google Acadêmico.
Nesse contexto, pode-se discutir o papel
da música na educação e os benefícios que cada um pode proporcionar. Assim, entende-se que a música,
mais do que uma combinação de sons, letras e batidas, pode provocar mudanças
tanto dentro das escolas como no trabalho desenvolvido pelos professores,
despertar a curiosidade e inspirar novos olhares educacionais que facilitem o
processo educativo. A aprendizagem das crianças, incluindo a integração dentro
e fora do ambiente escolar. No entanto, é possível compreender que a música
torna-se uma mediadora do conhecimento, proporcionando aos professores
ferramentas inovadoras e oportunidades educativas, lúdicas, e potencializando a
sociabilidade individual em Contextos sociais. Além disso, a música tem o poder
de despertar emoções e criar conexões emocionais. Ao incorporar a música na
educação, os professores podem estabelecer um vínculo emocional com os alunos,
tornando o ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inspirador. Isso pode
resultar em uma maior motivação e engajamento dos estudantes nas atividades
escolares.
Palavras-chave: Música. Habilidades. Recurso didático. Ensino e aprendizagem.