Dhoynna Pereira Santana
Acadêmica
do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), Campus I, Bacabal – MA. dhoynnapereirasantana@gmail.com
Isabel de Carvalho da Silva
Acadêmica
do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), Campus I, Bacabal – MA. bellcrvlhs2@gmail.com
Juciane de Almeida Monteiro
Acadêmica
do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), Campus I, Bacabal – MA. jucianealmeidadamont@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em
Ciencias da Educação, Facultad Inteamericana de Ciencias Sociales-FICS
Regiane Oliveira Rodrigues
Doutoranda em
História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com
Vilmar Martins da Silva
Doutorando em
Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA),
villmartins@hotmail.com
RESUMO
O
presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia dos métodos da
psicopedagogia, que dentre o ambiente escolar visa sanar e resolver os
obstáculos presentes na aprendizagem dos estudantes. Também se demonstram
obstáculos enfrentados no processo de aprendizagem promovidos pelas separações
socioeconômicas e socioemocionais distribuídas numa sala de aula, levando em
consideração a pesquisa, as ideias e teorias do iluminista Rousseau que podem e
devem estar em ação nos dias atuais, como a defesa acerca do direito à educação que partiria como molde de caráter e preparação do
indivíduo para a vida. A psicopedagogia pode ser muito útil para auxiliar e
ajudar a superar as dificuldades de leitura e escrita, tendo como campo de
estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental dessa prática pedagógica
tornar mais eficaz o atendimento às necessidades individuais, no decorrer do processo. Portanto, a
psicopedagogia surge no cenário da educação como método didático e pedagógico
indispensável para auxiliar na criação de intervenções e ações voltadas para o
enriquecimento da prática pedagógica no ensino formal. A psicopedagogia
apresenta benefícios para a melhoria de ensino dos estudantes, ela desenvolve
novas maneiras referente ao sentido de pensar, reconhecer e conduzir-se frente
aos conteúdos e no sentido de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem dos
alunos, de suas dificuldades e habilidades que, articulados no conjunto,
configuram a identidade da comunidade escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem. Métodos. Psicopedagogia.