DOI: 10.5281/zenodo.8151430

 

Dhoynna Pereira Santana

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal – MA. dhoynnapereirasantana@gmail.com 

 

Isabel de Carvalho da Silva

 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal – MA. bellcrvlhs2@gmail.com 

 

Juciane de Almeida Monteiro

 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal – MA. jucianealmeidadamont@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciencias da Educação, Facultad Inteamericana de Ciencias Sociales-FICS

prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Regiane Oliveira Rodrigues

Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com

 

Vilmar Martins da Silva

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia dos métodos da psicopedagogia, que dentre o ambiente escolar visa sanar e resolver os obstáculos presentes na aprendizagem dos estudantes. Também se demonstram obstáculos enfrentados no processo de aprendizagem promovidos pelas separações socioeconômicas e socioemocionais distribuídas numa sala de aula, levando em consideração a pesquisa, as ideias e teorias do iluminista Rousseau que podem e devem estar em ação nos dias atuais, como a defesa acerca do direito à educação que partiria como molde de caráter e preparação do indivíduo para a vida. A psicopedagogia pode ser muito útil para auxiliar e ajudar a superar as dificuldades de leitura e escrita, tendo como campo de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental dessa prática pedagógica tornar mais eficaz o atendimento às necessidades individuais, no decorrer do processo. Portanto, a psicopedagogia surge no cenário da educação como método didático e pedagógico indispensável para auxiliar na criação de intervenções e ações voltadas para o enriquecimento da prática pedagógica no ensino formal. A psicopedagogia apresenta benefícios para a melhoria de ensino dos estudantes, ela desenvolve novas maneiras referente ao sentido de pensar, reconhecer e conduzir-se frente aos conteúdos e no sentido de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos, de suas dificuldades e habilidades que, articulados no conjunto, configuram a identidade da comunidade escolar.  

Palavras-chave: Aprendizagem. Métodos. Psicopedagogia.