DOI: 10.5281/zenodo.8151370

 

Erica da Costa Barros

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Ericacbarros2010@hotmail.com

 

Lina Fregonassi Ribeiro

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). linafregonassi@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

     

Rosane Aparecida dos Santos Rocha

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). rosanesantos6026@gmail.com

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo discutir a prática educacional a partir das propostas da lei 14.533/2023 e a necessidade de ressignificar as metodologias de forma que o processo de ensino e aprendizagem esteja de acordo com o contexto atual, no qual a tecnologia possui papel de grande importância. São apresentadas algumas considerações sobre o desenvolvimento da tecnologia e como ele gerou um novo olhar para prática docente, uma vez que é necessário aproximar os conteúdos apresentados em aula da realidade experienciada pelos alunos no cotidiano. Os autores também apresentam questionamentos acerca da formação dos professores, que nem sempre atende ao que é proposto nos artigos da Lei 14.533/2023 e como isso desfavorece a proposta de uma educação mais atual e conectada com as mídias digitais. A utilização de softwares e jogos voltados para a educação pode contribuir muito favoravelmente para a aprendizagem, além do conteúdo, aumentando a socialização facilitando a concentração, o que é fundamental para uma aprendizagem eficaz, tornando os conteúdos didáticos atraentes e apresentando uma práxis pedagógica inovadora, que ultrapassa a sala de aula. No entanto, a formação adequada dos docentes e a realidade das escolas brasileiras precisam ser revistas, já que não permitem que a lei 14.533/2023 seja cumprida de forma adequada, apenas adaptada a uma realidade de precariedade, seja de recursos, seja de capacitação profissional.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Tecnologia na educação. Formação de professores.