Erica da Costa Barros
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Ericacbarros2010@hotmail.com
Lina Fregonassi Ribeiro
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). linafregonassi@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando
em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Rosane Aparecida dos Santos Rocha
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). rosanesantos6026@gmail.com
Sérgio Rodrigues de Souza
Doutorando
em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discutir a
prática educacional a partir das propostas da lei 14.533/2023 e a necessidade
de ressignificar as metodologias de forma que o processo de ensino e
aprendizagem esteja de acordo com o contexto atual, no qual a tecnologia possui
papel de grande importância. São apresentadas algumas considerações sobre o
desenvolvimento da tecnologia e como ele gerou um novo olhar para prática
docente, uma vez que é necessário aproximar os conteúdos apresentados em aula
da realidade experienciada pelos alunos no cotidiano. Os autores também
apresentam questionamentos acerca da formação dos professores, que nem sempre
atende ao que é proposto nos artigos da Lei 14.533/2023 e como isso desfavorece
a proposta de uma educação mais atual e conectada com as mídias digitais. A
utilização de softwares e jogos voltados para a educação pode contribuir muito
favoravelmente para a aprendizagem, além do conteúdo, aumentando a socialização
facilitando a concentração, o que é fundamental para uma aprendizagem eficaz,
tornando os conteúdos didáticos atraentes e apresentando uma práxis pedagógica
inovadora, que ultrapassa a sala de aula. No entanto, a formação adequada dos
docentes e a realidade das escolas brasileiras precisam ser revistas, já que não
permitem que a lei 14.533/2023 seja cumprida de forma adequada, apenas adaptada
a uma realidade de precariedade, seja de recursos, seja de capacitação
profissional.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Tecnologia na educação. Formação de professores.