Estefany Rodrigues de
Sousa
Graduando em Pedagogia
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA.
estefannyrodrigues342@gmail.com
Francimeire Sousa Martins
Doutorando em Ciências
da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da
Universidade Nacional de Rosário (UNR). fran_meiresousa@hotmail.com
Maria Eduarda Santos
Lima
Graduando em Pedagogia
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. eduardalima706050@gmail.com
Lindoracy Santos Almeida
Mestre em Ciências da
Educação; Universidade de Paris. lindoracysantos@professor.uema.br
Raquel Lima Pinto do
Nascimento
Graduando em Pedagogia
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA.
kellima824@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Facultad
Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
Neste artigo será
abordado a sistemática da educação pra inclusão das pessoas com deficiência,
bem como a trajetória do deficiente no contexto social. Trata-se de uma
pesquisa acerca das implicações políticas em relação a pessoas com deficiência,
e sua incorporação no âmbito escolar e na sociedade, juntamente com as
dificuldades enfrentadas. Apresentaremos os principais acontecimentos da
Educação Especial no Brasil, iniciando pelos primeiros registros no final do
século XVIII e finalizando com políticas mais recentes, na perspectiva da
educação inclusiva, procedendo assim, compreender três momentos identificados
no estudo referentes a educação de pessoas com deficiência, quais sejam:
segregação, integração e inclusão. Neste artigo também abordaremos as ações
educacionais, que foram assumidas pelo governo federal por meio da criação de
campanhas, assim como se deu inicio a alfabetização.
Palavras-chave: Escolarização. Educação Especial. Inclusão.