DOI: 10.5281/zenodo.8151366

 

Estefany Rodrigues de Sousa

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. estefannyrodrigues342@gmail.com

 

Francimeire Sousa Martins

Doutorando em Ciências da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário (UNR). fran_meiresousa@hotmail.com

 

Maria Eduarda Santos Lima

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. eduardalima706050@gmail.com

 

Lindoracy Santos Almeida

Mestre em Ciências da Educação; Universidade de Paris. lindoracysantos@professor.uema.br

 

Raquel Lima Pinto do Nascimento

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. kellima824@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com


RESUMO

Neste artigo será abordado a sistemática da educação pra inclusão das pessoas com deficiência, bem como a trajetória do deficiente no contexto social. Trata-se de uma pesquisa acerca das implicações políticas em relação a pessoas com deficiência, e sua incorporação no âmbito escolar e na sociedade, juntamente com as dificuldades enfrentadas. Apresentaremos os principais acontecimentos da Educação Especial no Brasil, iniciando pelos primeiros registros no final do século XVIII e finalizando com políticas mais recentes, na perspectiva da educação inclusiva, procedendo assim, compreender três momentos identificados no estudo referentes a educação de pessoas com deficiência, quais sejam: segregação, integração e inclusão. Neste artigo também abordaremos as ações educacionais, que foram assumidas pelo governo federal por meio da criação de campanhas, assim como se deu inicio a alfabetização.

Palavras-chave: Escolarização. Educação Especial. Inclusão.