Jorge de Sousa Santos
Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação – MUST UNIVERSITY;
Especialista em Ciências
da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – UFPI; Licenciado em
Biologia (UNIFAVENI) e,
Técnico em Controle
Ambiental (CEP-ETP).
Professor na Educação
Básica – SEE-DF.
ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
E-mail:
j.ssantos_letras@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho teve como
objetivo demonstrar como a utilização do laboratório nas aulas de ciências e
biologia influencia positivamente na construção da aprendizagem dos alunos. No
decurso das aulas de ciências e biologia há a necessidade de fazer uso do
laboratório para colocar em prática o que se aprendeu na teoria, para que o
processo de aprendizagem dos alunos seja significativo. Durante a pesquisa
notou-se que as aulas nos laboratórios são de grande importância para os
educandos, pois proporciona maior experiência e memorização de informações
quando o conhecimento é posto em prática. Ademais, faz com que o aluno se torne
crítico, assim, argumentando, perguntando, discutindo, interagindo, fazendo com
que esses experimentos facilitem o conhecimento científico. Ressalta-se que
para essas aulas não é necessário de laboratórios modernos, pois a
experimentação pode ser trabalhada tanto na demonstrativa como construtiva.
Palavras-chave: Biologia. Laboratório de Ciências. Aprendizagem.