DOI: 10.5281/zenodo.8151213

 

Jorge de Sousa Santos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST UNIVERSITY;

Especialista em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – UFPI; Licenciado em Biologia (UNIFAVENI) e,

Técnico em Controle Ambiental (CEP-ETP).

Professor na Educação Básica – SEE-DF.

ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973

E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com

 

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo demonstrar como a utilização do laboratório nas aulas de ciências e biologia influencia positivamente na construção da aprendizagem dos alunos. No decurso das aulas de ciências e biologia há a necessidade de fazer uso do laboratório para colocar em prática o que se aprendeu na teoria, para que o processo de aprendizagem dos alunos seja significativo. Durante a pesquisa notou-se que as aulas nos laboratórios são de grande importância para os educandos, pois proporciona maior experiência e memorização de informações quando o conhecimento é posto em prática. Ademais, faz com que o aluno se torne crítico, assim, argumentando, perguntando, discutindo, interagindo, fazendo com que esses experimentos facilitem o conhecimento científico. Ressalta-se que para essas aulas não é necessário de laboratórios modernos, pois a experimentação pode ser trabalhada tanto na demonstrativa como construtiva.

Palavras-chave: Biologia. Laboratório de Ciências. Aprendizagem.