DOI: 10.5281/zenodo.8151378

 

Clarisse da Silva Costa

Graduando em Pedagogia Licenciatura, Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, clarissesilva108@gmail.com

 

Isadora Gonzaga Costa Morais

Graduando em Pedagogia Licenciatura, Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, isadoracosta574@gmail.com

 

Mailane Caroline Oliveira do Nascimento

Graduando em Pedagogia Licenciatura, Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, mailanecarolineoliveiradonasci@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Faculdad Inteamericana de Ciências Sociales-FICS, prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Regiane Oliveira Rodrigues

Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com

 

Vilmar Martins da Silva

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com

 

RESUMO

Esse artigo propõe restabelecer a arte visual como ferramenta de aprendizagem e evolução no cognitivo dos pré-adolescentes de 10 a 14 anos, pois é nessa etapa que os estudantes deixam a infância e percorrem para adolescência, um processo de mudanças físicas e psíquicas, que podem gerar no indivíduo sentimento de insegurança, medo, ansiedade, nervosismo e entre outros. A arte visual tem como objetivo de potencializar e ao mesmo tempo equilibrar o intelecto desse público utilizando seus elementos como transformação e fomentação para melhorar o cognitivo e facilitar a aprendizagem em todos os aspectos educacional e sócia nela se podem apreciar por meio da visão, e engendrar através da imaginação obras físicas e usar criatividade para fruir os pensamentos, emoções, sensações e criar uma obra artística. Os elementos da arte visual são manifestados nas Pinturas, escultura, Paisagismo, cerâmicas, animações, cinema e entre outros. Tudo que envolve a coadjuvação e visualização dos elementos estéticos, inventivo ou fictício está relacionado com a arte visual. Essa linguagem é relevante na educação dos pré-adolescentes, representando um estímulo essencial em várias etapas do desenvolvimento deles, na participação em diversos constituintes da arte visual, através das artes visuais, esse público pode trabalhar a criatividade, personalidade, subjetividade, imaginação, entre outros, adquirindo novas habilidades e formas de se desenvolver no mundo. O propósito não é que os pré-adolescentes valorizem somente o lado estético, mas que eles se envolvem no processo da elaboração da arte e as emoções que colocam nela, todos esses aspectos é o que transformam e envolvem as artes visuais, podem evoluir na criação de novos métodos para melhorar a aprendizagem através dessa linguagem artística.

Palavras-Chave: Arte Visual. Elementos da Arte. Aprendizagem. Pré-Adolescência. Educação.