Clarisse
da Silva Costa
Graduando em Pedagogia Licenciatura,
Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, clarissesilva108@gmail.com
Isadora
Gonzaga Costa Morais
Graduando em Pedagogia Licenciatura,
Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, isadoracosta574@gmail.com
Mailane
Caroline Oliveira do Nascimento
Graduando em Pedagogia Licenciatura, Universidade
Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, mailanecarolineoliveiradonasci@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Faculdad
Inteamericana de Ciências Sociales-FICS, prof.ranilsonuema@gmail.com
Regiane
Oliveira Rodrigues
Doutoranda em História; Universidade Estadual
do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com
Vilmar
Martins da Silva
Doutorando em Educação, Ciências e Matemática;
Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com
RESUMO
Esse artigo propõe restabelecer a arte visual
como ferramenta de aprendizagem e evolução no cognitivo dos pré-adolescentes de
10 a 14 anos, pois é nessa etapa que os estudantes deixam a infância e
percorrem para adolescência, um processo de mudanças físicas e psíquicas, que
podem gerar no indivíduo sentimento de insegurança, medo, ansiedade, nervosismo
e entre outros. A arte visual tem como objetivo de potencializar e ao mesmo
tempo equilibrar o intelecto desse público utilizando seus elementos como transformação
e fomentação para melhorar o cognitivo e facilitar a aprendizagem em todos os
aspectos educacional e sócia nela se podem apreciar por meio da visão, e
engendrar através da imaginação obras físicas e usar criatividade para fruir os
pensamentos, emoções, sensações e criar uma obra artística. Os elementos da
arte visual são manifestados nas Pinturas, escultura, Paisagismo, cerâmicas,
animações, cinema e entre outros. Tudo que envolve a coadjuvação e visualização
dos elementos estéticos, inventivo ou fictício está relacionado com a arte
visual. Essa linguagem é relevante na educação dos pré-adolescentes,
representando um estímulo essencial em várias etapas do desenvolvimento deles,
na participação em diversos constituintes da arte visual, através das artes
visuais, esse público pode trabalhar a criatividade, personalidade,
subjetividade, imaginação, entre outros, adquirindo novas habilidades e formas
de se desenvolver no mundo. O propósito não é que os pré-adolescentes valorizem
somente o lado estético, mas que eles se envolvem no processo da elaboração da
arte e as emoções que colocam nela, todos esses aspectos é o que transformam e
envolvem as artes visuais, podem evoluir na criação de novos métodos para
melhorar a aprendizagem através dessa linguagem artística.
Palavras-Chave: Arte Visual. Elementos da Arte. Aprendizagem. Pré-Adolescência. Educação.