Clarisse de Souza Silva
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. souzasilvaclarisse805@gmail.com
Graziele Lima da Silva
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. grazielylima296@gmail.com
Laura Gabriele Vaz Costa
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. lauragabrielev@gmail.com
Mirian Silva Pereira
Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia Universidade Estadual do
Maranhão Campus Bacabal-MA. silvapereiramirian435@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências
Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
No presente artigo aborda temas relacionados à
depressão na adolescência, aborda a evolução do diagnóstico de depressão,
discutem os principais sinais e sintomas da síndrome depressiva na adolescência
enfatizando aspectos essenciais no quadro clínico, atendimento adequado, a
condição atual das abordagens psicoterapêuticas empregadas no tratamento da
depressão e como a escola pode ajudar em meio a essa problemática, o trabalho
tem como objetivo despertar os educadores e profissionais que atuam na área
educacional, um olhar mais crítico e atencioso com os adolescentes em fase
escolar, que apresentem problemas de aprendizagem, estabelecendo uma relação
entre a depressão, e seus respectivos sintomas, com o rendimento escolar.
Verificou-se mediante pesquisa bibliográfica que adolescentes diagnosticados
com transtorno de aprendizagem apresentam maior frequência de sintomas
depressivos em relação às crianças sem dificuldades escolares, destaca pois
inúmeras vezes, que os adolescentes que apresentam alguma dificuldade na
aquisição de conhecimento, podem estar passando por algum problema de cunho
emocional, levando-as a um estado depressivo, além de destacar as principais
características desta doença na adolescência. Os
estudos evidenciam que existem relações entre depressão e aprendizagem, ou seja, há uma ligação direta que dificulta o processo de ensino-aprendizagem de alunos com sintomas de depressão, e isso interfere durante a formação profissional.
Palavras-Chave: Adolescência. Depressão. Ensino-Aprendizagem.