DOI: 10.5281/zenodo.8151386

 

Clarisse de Souza Silva

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. souzasilvaclarisse805@gmail.com

 

Graziele Lima da Silva

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. grazielylima296@gmail.com

 

Laura Gabriele Vaz Costa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. lauragabrielev@gmail.com

 

Mirian Silva Pereira

Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia Universidade Estadual do Maranhão Campus Bacabal-MA. silvapereiramirian435@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

No presente artigo aborda temas relacionados à depressão na adolescência, aborda a evolução do diagnóstico de depressão, discutem os principais sinais e sintomas da síndrome depressiva na adolescência enfatizando aspectos essenciais no quadro clínico, atendimento adequado, a condição atual das abordagens psicoterapêuticas empregadas no tratamento da depressão e como a escola pode ajudar em meio a essa problemática, o trabalho tem como objetivo despertar os educadores e profissionais que atuam na área educacional, um olhar mais crítico e atencioso com os adolescentes em fase escolar, que apresentem problemas de aprendizagem, estabelecendo uma relação entre a depressão, e seus respectivos sintomas, com o rendimento escolar. Verificou-se mediante pesquisa bibliográfica que adolescentes diagnosticados com transtorno de aprendizagem apresentam maior frequência de sintomas depressivos em relação às crianças sem dificuldades escolares, destaca pois inúmeras vezes, que os adolescentes que apresentam alguma dificuldade na aquisição de conhecimento, podem estar passando por algum problema de cunho emocional, levando-as a um estado depressivo, além de destacar as principais características desta doença na adolescência. Os estudos evidenciam que existem relações entre depressão e aprendizagem, ou seja, há uma ligação direta que dificulta o processo de ensino-aprendizagem de alunos com sintomas de depressão, e isso interfere durante a formação profissional.

Palavras-Chave: Adolescência. Depressão. Ensino-Aprendizagem.