DOI: 10.5281/zenodo.8151225

 

Graziele Morais Lima

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus, Bacabal-MA, grazielemoraislima@gmail.com

 

João Pedro da Silva Lima

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus, Bacabal-MA, joa.im022@gmail.com

 

Maria Luiza Sousa da Silva

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus, Bacabal-MA, marialuizasilva02@gmail.com

 

Milena Freitas da Conceição

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus, Bacabal-MA, milenafreitas085@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciência da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales – FICS prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO
Esse artigo tem como objetivo analisar de que forma os docentes da educação infantil desenvolve atividades práticas para crianças com TDAH. Uma educação inclusiva integra os alunos com deficiência seja física ou mental, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Na educação inclusiva, observa que os espaços são adaptados para o convívio de todos, assim como os materiais utilizados nas atividades. Mas a educação inclusiva não se limita em apenas a isso, a educação inclusiva é uma educação que busca identificar todo e qualquer obstáculo que o aluno possa enfrentar e eliminar as barreiras. A inclusão cada vez mais tem sido um tema bastante presente na vida de todos nós. O aspecto educacional é o que mais precisa de atenção para que a sociedade realmente seja inclusiva em sua plenitude. Até porque já não é mais de bom agrado que essas pessoas, que portam algum tipo de deficiência seja física ou mental, fiquem para trás em suas formações educacionais e nas suas atividades práticas. Para facilitar a comunicação e a interação com o aluno que tenha necessidade especiais a escola como um todo tem que estar profissionais capacitados mais também em estrutura do ambiente, para que assim esses alunos possam se sentir acolhidos e se socializem e se desenvolvam como pessoas, onde eles iram aprender, conhecer, desenvolver e conviver.

Palavras-chave: Educação Infantil. Inclusão. Interação. TDAH.