Erica da Costa Barros
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Ericacbarros2010@hotmail.com
Francisco
José Barbosa
Pós-Doutorado em Sociologia; Universidade Federal de Sergipe
(UFS)
Lina Fregonassi Ribeiro
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). linafregonassi@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação;
Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Rosane Aparecida dos Santos Rocha
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). rosanesantos6026@gmail.com
Sérgio Rodrigues de Souza
Doutorando em Ciências da Educação;
Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com
RESUMO
O presente artigo faz
uma referência ao Homeschooling no Brasil, bem como conceitua um processo de
rotina, avaliação e análise dos dispositivos legais para essa finalidade.
Refere-se que a educação domiciliar é uma modalidade de ensino onde que pais ou tutores
responsáveis assumem o papel de professores regente dos filhos. Contextua que o
processo de aprendizagem desses estudantes é feito fora do ambiente escolar. O
trabalho tem como objetivo trazer conhecimentos de que os requisitos mínimos
que os pais ou responsáveis legais deverão cumprir para exercer esta modalidade
de ensino será focada na rotina, na avalição e nas Leis. Para analisar o
contexto, foi desenvolvido uma pesquisa de cunho qualitativa com base em
análises teóricas e pesquisa exploratória mediante questionário Google Formes
disparados para cidadãos de todos os estados brasileiros, para fins de
investigação do fenômeno Homeschooling, ou seja, o da educação
domiciliar, que em alguns estados da federação já é uma realidade. Foi
observado que há famílias que optam por educar seus filhos em casa; na atual
conjuntura, não há lei que estabeleça as diretrizes básicas para que esse
direito seja exercido no Brasil. A principal motivação deste trabalho é
estabelecer um marco teórico para a educação domiciliar, visando analisar
modelos da educação de criança e do adolescente fora da escola e versa uma
possibilidade de ensino, tendo como premissa a pluralidade pedagógica e o
contexto da avaliação da aprendizagem.
Palavras-Chave: Homeschooling. Família. Avaliação da Aprendizagem. Rotina Pedagógica. Leis.