Eli Ferreira dos Santos
Professor de Matemática, especialista no ensino de matemática e
mestrando no ensino de ciência e matemática.
Suzete de Souza Borelli
Professora Drª de matemática - UNICSUL
RESUMO
Este artigo busca analisar as contribuições da Metodologia
Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas com o conteúdo
de Razão e Semelhança de Triângulos para uma turma do 9º ano dos anos finais do
ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo, a
qual o pesquisar é professor da turma. O trabalho apoia-se nas ideias
defendidas por Onuchic e Allevato (2021), que tem como intencionalidade a
aplicação de uma sequência de dez etapas para resolver e propor novos
problemas. Nessa metodologia, inicia-se com proposição de um problema, o qual,
é chamado de problema gerador e, o professor assume uma postura de mediador,
enquanto o aluno sai da passividade diante dos problemas e passa a ser um
sujeito participante desse processo. A pesquisa a ser utilizada é a uma pesquisa
qualitativa, com a intervenção do pesquisador nas situações propostas para os
alunos, de acordo com as etapas propostas por esta metodologia de ensino.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem-Avaliação, Resolução de Problemas, Razão e Semelhança de Triângulos.