Jorge de Sousa Santos
Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação – MUST UNIVERSITY;
Especialista em Ciências
da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – UFPI; Licenciado em
Biologia (UNIFAVENI) e,
Técnico em Controle
Ambiental (CEP-ETP).
Professor na Educação
Básica – SEE-DF.
ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
E-mail:
j.ssantos_letras@hotmail.com
RESUMO
O presente trabalho demonstra o papel fundamental do ensino de
biologia na vida cotidiana dos
alunos. O objetivo principal desta pesquisa é, sem dúvida, analisar a
importância do ensino de biologia no
cotidiano, ajudando a ampliar o conhecimento e a compreensão do contexto de
vida dos alunos. Apesar do avanço dos
documentos norteadores do componente curricular, o ensino de biologia no Brasil ainda precisa abordar
diversas questões na relação entre ensino e aprendizagem nas escolas. Os alunos
fazem o papel de ouvintes e, na
maioria das vezes, o conhecimento que o professor faz a mediação não é
realmente absorvido pelos alunos, tornando-se assim em uma aprendizagem que não
foi significativa. Estudar biologia e compreender é entender que a ciência não
tem uma resposta pronta
para tudo, e uma de suas características é que enquanto ciência pode ser questionada e sempre revista.
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas Dinâmicas; Professores Inovadores.