André Felipe Marques Silva
Graduando
em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus
Bacabal-MA. af194352@gmail.com
Francimeire Sousa Martins
Doutorando em Ciências
da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da
Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com
Izaque Araújo Frasão
Graduando
em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus
Bacabal-MA. araujoizaque91@gmail.com
Luana
Melo Farias
Graduando em Pedagogia Licenciatura;
Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. meloluana859@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Faculdad
Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O objetivo deste trabalho é ensinar aos alunos
sobre o desenvolvimento socioemocional através da linguagem artística
"Teatro" com o propósito de incentivá-los a tornarem bons cidadãos. O
teatro é uma arte na qual vários atores se expressam e contam uma determinada
história, desta forma despertam os sentimentos variados na plateia a levá-los à
reflexão. O teatro na pré-adolescência estimula a criatividade e a curiosidade,
fazendo com que eles se autoconheçam e saibam se expressar de acordo com suas
características, personalidade e habilidades. A pesquisa tem cunho qualitativo
onde foram analisados diversos autores e obras e despertou nos a curiosidade de
que conhecimento sobre teatro auxilia no
desenvolvimento do ser humano, aprende ser coletivo, ou seja, estar sempre em
um grupo de pessoas e não sendo individualista. Vale destacar que quando
expostos a apresentações que visam trazer maneiras certas de viver dentro da
sociedade os alunos se sentirão estimulados a agir de forma correta, tendo em
vista que boas ações fazem a diferença numa comunidade. Esta arte irá ajudá-los
e encorajá-los. Contribuindo com suas relações interpessoais e tornando um ser
capaz de ser um cooperador para população. A percepção da realidade através
dessa arte tornará adolescentes, pessoas capazes de se posicionar em um mundo
cheio de situações implícitas ou explícitas. Além disso, com o Teatro os
pré-adolescentes podem adquirir várias habilidades como a socialização e a
comunicação.
Palavras-chaves: Desenvolvimento cognitivo. Conhecimento. Teatro. Personalidade. Pré-adolescência.