Jorge de Sousa Santos
Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação – MUST UNIVERSITY;
Especialista em Ciências
da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – UFPI; Licenciado em
Biologia (UNIFAVENI) e,
Técnico em Controle
Ambiental (CEP-ETP).
Professor na Educação
Básica – SEE-DF.
ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
E-mail:
j.ssantos_letras@hotmail.com
RESUMO
O presente trabalho retrata os resultados obtidos com a implementação
de um projeto de horta escolar em um centro de ensino fundamental, tendo como
amostra para a execução do projeto uma turma de educação integral de uma escola
pública no núcleo rural de uma região administrativa do Distrito Federal. Tendo
por objetivo central a relevância da concretização de uma horta escolar como
subsídio de promoção do conhecimento prático, associado às questões de
sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável como estratégia de
educação ambiental. Os resultados foram parcialmente satisfatórios, a horta foi
implantada, mas não foi finalizada na sua totalidade com a acompanhamento do
autor da pesquisa, ficando a cargo da escola dar continuidade ao projeto.
Conclui-se que o intuito deste trabalho foi demonstrar a importância da
educação ambiental, a preocupação com a alimentação saudável, e a possibilidade
de se aderir e concretizar a perspectiva da junção da educação com a busca pela
qualidade de vida, o bem-estar e a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Horta escolar. Educação Ambiental. Alimentação Saudável.