Alex Antônio da Silva
Mestrando do Programa de
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade
Estadual da Paraíba - UEPB; Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e
Educação Matemática; Membro do Grupo de Pesquisa LEEMAT; Coordenador Pedagógico
da EREM FEPEME; aas-19@hotmail.com
José Joelson Pimentel de Almeida
Doutor em Ensino,
Filosofia e História das Ciências, linha de pesquisa Educação, pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação, área de concentração
Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP);
Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência no
Ensino Superior, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professor do curso de
Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB).
Coordenador do PPGECEM-UEPB no período 2016-2021. Diretor do CCHE-UEPB no
período 2010-2014. Membro dos Conselhos Superiores da UEPB (Consepe,
2021-atual; Consuni, 2010-2014). Editor da Coleção Caroá. Tem experiência na área
de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na
formação de professores que ensinam matemática, em especial com temáticas que
incluem leitura e escrita em Educação Matemática.
jjmat@alumni.usp.br
RESUMO
A presente
proposta de produto educacional, que se encontra
em construção, tem por objetivo
apresentar um processo de
ensino que contemple os conceitos e propriedades elementares das transformações
geométricas, através de trilha de
aprendizagem, construída a partir de um trabalho colaborativo dos professores
de matemática da escola campo de
pesquisa. Na sequência, apresentaremos a nossa fundamentação teórica, trazendo
referências sobre o ensino das
transformações geométricas, como o objeto matemático a ser abordado, relacionando-o
com a proposta de trilha
de aprendizagem, sendo uma alternativa metodológica para o desenvolvimento de competências inerentes ao estudo do objeto matemático, construído em um processo de trabalho colaborativo entre os professores de matemática da escola campo de pesquisa, levando como
princípio teórico da aprendizagem, a teoria de Van Hiele. Por fim, apresentaremos os parâmetros analíticos de avaliação da CAPES, como a nossa
proposta se enquadra
com os critérios determinado nessa avaliação. E ainda, nas considerações finais,
elencamos o que esperamos alcançar
com a finalização da produção desse
trabalho de pesquisa.
Palavras-chave: Transformações Geométricas, Trilha de Aprendizagem, Trabalho Colaborativo, Teoria de Van Hiele, Produto Educacional.