DOI: 10.5281/zenodo.8151221

 

Alex Antônio da Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática; Membro do Grupo de Pesquisa LEEMAT; Coordenador Pedagógico da EREM FEPEME; aas-19@hotmail.com

 

José Joelson Pimentel de Almeida

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, linha de pesquisa Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP); Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professor do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Coordenador do PPGECEM-UEPB no período 2016-2021. Diretor do CCHE-UEPB no período 2010-2014. Membro dos Conselhos Superiores da UEPB (Consepe, 2021-atual; Consuni, 2010-2014). Editor da Coleção Caroá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores que ensinam matemática, em especial com temáticas que incluem leitura e escrita em Educação Matemática.

jjmat@alumni.usp.br

 

RESUMO

A presente proposta de produto educacional, que se encontra em construção, tem por objetivo apresentar um processo de ensino que contemple os conceitos e propriedades elementares das transformações geométricas, através de trilha de aprendizagem, construída a partir de um trabalho colaborativo dos professores de matemática da escola campo de pesquisa. Na sequência, apresentaremos a nossa fundamentação teórica, trazendo referências sobre o ensino das transformações geométricas, como o objeto matemático a ser abordado, relacionando-o com a proposta de trilha de aprendizagem, sendo uma alternativa metodológica para o desenvolvimento de competências inerentes ao estudo do objeto matemático, construído em um processo de trabalho colaborativo entre os professores de matemática da escola campo de pesquisa, levando como princípio teórico da aprendizagem, a teoria de Van Hiele. Por fim, apresentaremos os parâmetros analíticos de avaliação da CAPES, como a nossa proposta se enquadra com os critérios determinado nessa avaliação. E ainda, nas considerações finais, elencamos o que esperamos alcançar com a finalização da produção desse trabalho de pesquisa.

Palavras-chave: Transformações Geométricas, Trilha de Aprendizagem, Trabalho Colaborativo, Teoria de Van Hiele,  Produto Educacional.