DOI: 10.5281/zenodo.8151408

 

Ezequiel da Conceição da Silveira

 Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, conceicaoezequiel26@gmail.com

 

Miqueias da Silva Costa

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, silvamikeias108@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Faculdad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS), prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Regiane Oliveira Rodrigues

Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com

 

Rikelme Amorim de Souza

 Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, rikelmeamorim67@gmail.com

 

Vilmar Martins da Silva

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo coloca em cheque a importância da gestão escolar democrática na educação contemporânea, com o objetivo de analisar diferentes contextos de gestão escolar democrática, tema da democratização, onde ainda existem muitos questionamentos e dúvidas sobre sua implementação nas instituições de ensino. Descreve também a importância do gestor escolar dentro da concepção de gestão escolar democrática. A gestão escolar democrática é abordada em todas as disciplinas deste trabalho, destacando os objetivos, metas, conquistas e desafios encontrados no contexto da gestão democrática, seus princípios de mecanismo são a aquisição de uma educação de qualidade. Com base em uma pesquisa qualitativa, o objetivo principal é apresentar aos leitores a importância da gestão democrática no ambiente escolar. Dessa forma, melhora cada vez mais a educação ao promover a participação e o diálogo entre os diferentes grupos da escola, o que diz respeito ao fortalecimento da cultura e à construção de uma educação com equidade, qualidade e inclusão, além disso, permite a tomada de decisões. tomadas de forma mais transparente e democrática, com a participação de todos os envolvidos no processo. No entanto, a gestão escolar democrática caracteriza, de fato, mudanças no contexto das disciplinas na instituição de ensino e que esse contexto pode ser um instrumento norteador para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Escola. Qualidade. Educação.