Ezequiel
da Conceição da Silveira
Graduando em Pedagogia Licenciatura;
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, conceicaoezequiel26@gmail.com
Miqueias
da Silva Costa
Graduando em Pedagogia Licenciatura;
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, silvamikeias108@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Faculdad
Inteamericana de Ciências Sociales(FICS), prof.ranilsonuema@gmail.com
Regiane
Oliveira Rodrigues
Doutoranda em História; Universidade Estadual
do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com
Rikelme
Amorim de Souza
Graduando em Pedagogia Licenciatura;
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, rikelmeamorim67@gmail.com
Vilmar Martins da Silva
Doutorando em Educação, Ciências e Matemática;
Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com
RESUMO
Este
artigo coloca em cheque a importância da gestão escolar democrática na educação
contemporânea, com o objetivo de analisar diferentes contextos de gestão
escolar democrática, tema da democratização, onde ainda existem muitos
questionamentos e dúvidas sobre sua implementação nas instituições de ensino.
Descreve também a importância do gestor escolar dentro da concepção de gestão
escolar democrática. A gestão escolar democrática é abordada em todas as
disciplinas deste trabalho, destacando os objetivos, metas, conquistas e
desafios encontrados no contexto da gestão democrática, seus princípios de
mecanismo são a aquisição de uma educação de qualidade. Com base em uma
pesquisa qualitativa, o objetivo principal é apresentar aos leitores a
importância da gestão democrática no ambiente escolar. Dessa forma, melhora
cada vez mais a educação ao promover a participação e o diálogo entre os
diferentes grupos da escola, o que diz respeito ao fortalecimento da cultura e
à construção de uma educação com equidade, qualidade e inclusão, além disso,
permite a tomada de decisões. tomadas de forma mais transparente e democrática,
com a participação de todos os envolvidos no processo. No entanto, a gestão
escolar democrática caracteriza, de fato, mudanças no contexto das disciplinas
na instituição de ensino e que esse contexto pode ser um instrumento norteador
para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Escola. Qualidade. Educação.