DOI: 10.5281/zenodo.8233670

 

Erica Pinheiro Pinheiro

Licenciada em Pedagogia - UFPA

Pós-graduada em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial e Inclusiva - FAM

 

João Batista Sagica de Farias

Licenciado em Ciências Naturais – Biologia – UEPA

Pós-graduado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade – FFOCUS

Pós-graduado em Ensino de Ciências

 

RESUMO

O lúdico como elemento inerente a criança, constitui-se como uma ferramenta de grande importância no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais da vida escolar do sujeito. Assim, com base nesse entendimento, o presente trabalho traz como objetivo principal: apresentar, com base na bibliografia existente, a importância do lúdico para o desenvolvimento do indivíduo na infância, com vistas a contribuir para um melhor entendimento acerca do tema pelos educadores. Para tanto, foi feito uso de pesquisa bibliográfica para levantamento das informações que compõem este artigo, através de visita a obra de autores reconhecidos na área como: Huizinga (2000), Kishimoto (2011), Vygotsky (2010) e outros. Em que foi possível destacar o lúdico como elemento essencial ao desenvolvimento da criança, sendo imprescindível o conhecimento sobre o assunto para educadores, visando conceber o brincar e todas as demais atividades regidas pelo lúdico como ferramentas que possibilitem à criança se desenvolver de maneira satisfatória.

Palavras-chave: Infância; Lúdico; Ensino e Aprendizagem.