Erica
Pinheiro Pinheiro
Licenciada
em Pedagogia - UFPA
Pós-graduada
em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial e Inclusiva - FAM
João
Batista Sagica de Farias
Licenciado
em Ciências Naturais – Biologia – UEPA
Pós-graduado
em Gestão Ambiental e Sustentabilidade – FFOCUS
Pós-graduado
em Ensino de Ciências
RESUMO
O lúdico como elemento inerente a criança,
constitui-se como uma ferramenta de grande importância no processo de ensino e
aprendizagem nos anos iniciais da vida escolar do sujeito. Assim, com base
nesse entendimento, o presente trabalho traz como objetivo principal:
apresentar, com base na bibliografia existente, a importância do lúdico para o
desenvolvimento do indivíduo na infância, com vistas a contribuir para um
melhor entendimento acerca do tema pelos educadores. Para tanto, foi feito uso
de pesquisa bibliográfica para levantamento das informações que compõem este
artigo, através de visita a obra de autores reconhecidos na área como: Huizinga
(2000), Kishimoto (2011), Vygotsky (2010) e outros. Em que foi possível
destacar o lúdico como elemento essencial ao desenvolvimento da criança, sendo
imprescindível o conhecimento sobre o assunto para educadores, visando conceber
o brincar e todas as demais atividades regidas pelo lúdico como ferramentas que
possibilitem à criança se desenvolver de maneira satisfatória.
Palavras-chave: Infância; Lúdico; Ensino e Aprendizagem.