Erica da Costa Barros
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). ericacbarros2010@hotmail.com
Francisco
José Barbosa
Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de
Sergipe (UFS).
Lina Fregonassi Ribeiro
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). linafregonassi@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando
em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Rosane Aparecida dos Santos Rocha
Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). rosanesantos6026@gmail.com
Sérgio Rodrigues de Souza
Doutorando
em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com
RESUMO
O referido artigo coloca em
análise a formação do pedagogo a partir de uma perspectiva da pedagogia cubana,
considerando o objetivo do presente trabalho, isto é, realizar uma reflexão
sobre a formação do pedagogo brasileiro, de maneira a apresentá-la como diversa
da realidade atual, levando em consideração alguns questionamentos essenciais para
uma consideração relativa a possíveis mudanças que seriam necessárias na
formação do profissional da educação do Brasil. Ao
contrário do Brasil, em Cuba, a educação tem sido uma prioridade desde a
vitória da Revolução, em 1959. Fidel Castro entendia que a Revolução só se
sustentaria com uma transformação cultural radical, o que passava por mudanças
na educação do povo. A referida pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez
que objetiva interpretar um determinado fenômeno com base na observação, na
descrição, na análise e na compreensão. A investigação qualitativa, conforme
afirmam Lessard-Hérbert, Goyette e Boutin (1994), parece dar lugar ao contexto
da descoberta antes e durante o levantamento dos dados; ou seja, de acordo com
os três mencionados autores, as hipóteses e as questões não estão totalmente
formuladas no início da pesquisa. A presente pesquisa desenvolveu-se em três
fases: a primeira recorreu a uma seleção de autores, bem como a escolha de
sites e revistas, artigos, teses e dissertações todos analisados para obter um
arcabouço teórico. A segunda etapa dirigiu-se à verificação das informações já
selecionadas e à leitura de todo o conteúdo teórico para a conclusão da
pesquisa. A terceira etapa empreendeu, após uma leitura atenciosa, uma análise
do sistema educacional cubano, ou seja, a escrita de todo o embasamento teórico
obtido por meio da leitura relevante ao tema descrito. Foi possível verificar
de forma visível que uma das primeiras medidas
do governo revolucionário foi a famosa Campanha de Alfabetização, de 1961, que
erradicou o analfabetismo na ilha e considera-se a Campanha de Alfabetização em
Cuba como o acontecimento cultural mais importante da Revolução cubana e um dos
principais feitos do século XX na área da educação. Para o Sistema
Educacional Cubano, o Pedagogo é a ponte entre a prática e a teoria. Não é
somente o ser intelectual, mas um profissional que representa o conjunto entre
o afetivo, o moral, o emocional e o intelectual, sempre mediando à aprendizagem
e levando o professor e o aluno a pensar por meio da prática.
Palavras-chave: Pedagogo. Educação Cubana. Formação Pedagógica.