DOI: 10.5281/zenodo.8233638

 

Erica da Costa Barros

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). ericacbarros2010@hotmail.com

 

Francisco José Barbosa

Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Lina Fregonassi Ribeiro

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). linafregonassi@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Rosane Aparecida dos Santos Rocha

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). rosanesantos6026@gmail.com

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com

 

RESUMO

O referido artigo coloca em análise a formação do pedagogo a partir de uma perspectiva da pedagogia cubana, considerando o objetivo do presente trabalho, isto é, realizar uma reflexão sobre a formação do pedagogo brasileiro, de maneira a apresentá-la como diversa da realidade atual, levando em consideração alguns questionamentos essenciais para uma consideração relativa a possíveis mudanças que seriam necessárias na formação do profissional da educação do Brasil. Ao contrário do Brasil, em Cuba, a educação tem sido uma prioridade desde a vitória da Revolução, em 1959. Fidel Castro entendia que a Revolução só se sustentaria com uma transformação cultural radical, o que passava por mudanças na educação do povo. A referida pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que objetiva interpretar um determinado fenômeno com base na observação, na descrição, na análise e na compreensão. A investigação qualitativa, conforme afirmam Lessard-Hérbert, Goyette e Boutin (1994), parece dar lugar ao contexto da descoberta antes e durante o levantamento dos dados; ou seja, de acordo com os três mencionados autores, as hipóteses e as questões não estão totalmente formuladas no início da pesquisa. A presente pesquisa desenvolveu-se em três fases: a primeira recorreu a uma seleção de autores, bem como a escolha de sites e revistas, artigos, teses e dissertações todos analisados para obter um arcabouço teórico. A segunda etapa dirigiu-se à verificação das informações já selecionadas e à leitura de todo o conteúdo teórico para a conclusão da pesquisa. A terceira etapa empreendeu, após uma leitura atenciosa, uma análise do sistema educacional cubano, ou seja, a escrita de todo o embasamento teórico obtido por meio da leitura relevante ao tema descrito. Foi possível verificar de forma visível que uma das primeiras medidas do governo revolucionário foi a famosa Campanha de Alfabetização, de 1961, que erradicou o analfabetismo na ilha e considera-se a Campanha de Alfabetização em Cuba como o acontecimento cultural mais importante da Revolução cubana e um dos principais feitos do século XX na área da educação. Para o Sistema Educacional Cubano, o Pedagogo é a ponte entre a prática e a teoria. Não é somente o ser intelectual, mas um profissional que representa o conjunto entre o afetivo, o moral, o emocional e o intelectual, sempre mediando à aprendizagem e levando o professor e o aluno a pensar por meio da prática.

Palavras-chave: Pedagogo. Educação Cubana. Formação Pedagógica.