Cristovão
Elias Alves da Silva
Graduando em Engenharia Mecânica; Centro
Unversitário Unifacid Wyden, Teresina-PI. christovaoelias@gmail.com
Maria
Selma Barreto Paiva
Graduada em Enfermagem;
Universidade Federal do Maranhão-UFMA. galileugalileiodc@gmail.com
Marcus
Vinicius dos Santos Martins
Graduando em Administração; Instituto Federal
do Maranhão-Campus Santa Inês.
Nilton
Gustavo Barreto Guimarães
Graduado em Bacharel em Biomedicina; Faculdade
Estácio, São Luis-MA
Pedro
Lucas Barreto Guimarães
Graduação em Licenciatura em Educação Física -
Universidade Mogi das Cruzes – UMG. galileugalileiodc@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales-FICS. prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
As ferramentas digitais podem colaborar com os
processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é
suficiente. O objetivo desde trabalho é demonstrar que o Ensino Híbrido, que
combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à
personalização do ensino, é um modelo possível para facilitar a combinação, de
forma sustentada, do ensino remoto com o ensino presencial. A pesquisa de cunho
quantitativa identifica que para uma utilização eficiente do ensino híbrido no
ambiente escolar, é necessário pensar mudanças em vários níveis: infraestrutura
educacional, formação continuada de professores, currículo, práticas de sala de
aula; modos de avaliação, entre outros. Desde a homologação, em dezembro 2017,
da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), pelo Ministério da Educação (MEC), a
discussão e implementação dessas soluções em sala de aula passaram a fazer
parte do cotidiano das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental
de todo país. O tema integra o item nº 5 das competências gerais do documento,
que sugere às unidades “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. Nesta ótica, reunimos
informações básicas para implantação da Modalidade de ensino mediada pelas
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A ideia é estabelecer O
ensino híbrido como busca para o desenvolvimento da autonomia dos alunos para
que possam trabalhar em grupos e compartilharem conhecimentos, utilizando
tecnologias digitais como aliadas nesse processo.
Palavras-chave: Ensino Híbrido. Tecnologia e Educação. Inclusão Digital.