DOI: 10.5281/zenodo.8233646

 

Lizandra Araujo Portela

Graduanda em Ciências Biológicas

Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil, lizandra.portela@aluno.uepa.br

 

Wesllany Goes de Jesus

Graduanda em Ciências Biológicas

Universidade do Estado do Pará (UEPA), wesllany.jesus@aluno.uepa.br

 

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro

Bióloga. Doutora em Neurociências e Biologia Celular -UFPA. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular -UFPA. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), terezinha_mgl@hotmail.com

 

Julyana Carvalho Kluck Silva

Engenheira de Produção. Mestre em Ciências Ambientais - UEPA. Docente da

Universidade do Estado do Pará (UEPA), julyana.kluck@uepa.br

 

Mirian Rosa Pereira

Pedagoga. Doutoranda em Educação - PPGE/UFAM. Mestre em Educação - PPGED/UFPA. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual Ignácio Baptista Moura, da Prefeitura Municipal de Marabá, mirianpereira@uepa.br

 

RESUMO

O estágio supervisionado é a disciplina que o aluno terá contato com o ambiente de trabalho e pode observar os conceitos de forma aplicada e as realidades que podem ser encontradas. Este artigo tem como objetivo analisar as atividades de ensino em espaços não formais para a aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na disciplina de Estágio Supervisionado, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no município de Marabá-PA. Realizou-se uma pesquisa observacional com vinte e três alunos da E.M.E.F. Acy de Jesus Barros Pereira. Foi feita uma visita sensorial com o uso do aplicativo “PlantNet”, a explanação dos conceitos sobre o reino Plantae, fabricação de exsicatas e após um EIn (ensino por investigação). Depreende-se que por meio dessa metodologia ativa em espaço não formal os alunos demonstraram-se mais atentos e interessados em aprender, construindo assim suas próprias percepções e aprendizados. Por fim tem-se a importância do desenvolvimento do conhecimento no âmbito escolar por meio de métodos fora das estruturas físicas escolares e que proporcionam aprendizados individuais e ativos pelos alunos.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino por investigação. Espaço não formal.