Lizandra Araujo Portela
Graduanda em Ciências Biológicas
Universidade
do Estado do Pará (UEPA), Brasil, lizandra.portela@aluno.uepa.br
Wesllany Goes de Jesus
Graduanda em Ciências Biológicas
Universidade
do Estado do Pará (UEPA), wesllany.jesus@aluno.uepa.br
Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro
Bióloga. Doutora em Neurociências e
Biologia Celular -UFPA. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em
Neurociências e Biologia Celular -UFPA. Docente da Universidade do Estado do
Pará (UEPA), terezinha_mgl@hotmail.com
Julyana Carvalho Kluck Silva
Engenheira de Produção. Mestre em Ciências
Ambientais - UEPA. Docente da
Universidade
do Estado do Pará (UEPA), julyana.kluck@uepa.br
Mirian Rosa Pereira
Pedagoga.
Doutoranda em Educação - PPGE/UFAM. Mestre em Educação - PPGED/UFPA. Docente da
Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Centro de Apoio Pedagógico para
Pessoas com Deficiência Visual Ignácio Baptista Moura, da Prefeitura Municipal
de Marabá, mirianpereira@uepa.br
RESUMO
O
estágio supervisionado é a disciplina que o aluno terá contato com o ambiente
de trabalho e pode observar os conceitos de forma aplicada e as realidades que
podem ser encontradas. Este artigo tem como objetivo analisar as atividades de
ensino em espaços não formais para a aprendizagem dos alunos do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas na disciplina de Estágio Supervisionado, da
Universidade do Estado do Pará (UEPA) no município de Marabá-PA. Realizou-se
uma pesquisa observacional com vinte e três alunos da E.M.E.F. Acy de Jesus Barros Pereira. Foi feita uma visita sensorial com
o uso do aplicativo “PlantNet”, a explanação dos conceitos sobre o reino Plantae,
fabricação de exsicatas e após um EIn (ensino por investigação).
Depreende-se que por meio dessa metodologia ativa em espaço não formal os
alunos demonstraram-se mais atentos e interessados em aprender, construindo
assim suas próprias percepções e aprendizados. Por fim tem-se a importância do
desenvolvimento do conhecimento no âmbito escolar por meio de métodos fora das
estruturas físicas escolares e que proporcionam aprendizados individuais e
ativos pelos alunos.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino por investigação. Espaço não formal.