Cristovão
Elias Alves da Silva
Graduando em Engenharia Mecânica; Centro
Unversitário Unifacid Wyden, Teresina-PI. christovaoelias@gmail.com
Maria
Selma Barreto Paiva
Graduada em Enfermagem;
Universidade Federal do Maranhão-UFMA. galileugalileiodc@gmail.com
Marcus
Vinicius dos Santos Martins
Graduando em Administração; Instituto Federal
do Maranhão-Campus Santa Inês.
Nilton
Gustavo Barreto Guimarães
Graduado em Bacharel em Biomedicina; Faculdade
Estácio, São Luis-MA
Pedro
Lucas Barreto Guimarães
Graduação em Licenciatura em Educação Física -
Universidade Mogi das Cruzes – UMG. galileugalileiodc@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales-FICS. prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
As mídias sociais podem colaborar com os processos
de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é
suficiente. O uso das mídias sociais com as interações presenciais, visando à
personalização do ensino, é um modelo possível para facilitar a
combinação, de forma sustentada, do ensino remoto com o ensino presencial. Para
uma utilização eficiente destas mídias no ambiente escolar, é necessário pensar
mudanças em vários níveis: infraestrutura educacional, curadorias, currículo, práticas de sala de aula; modos de avaliação,
entre outros. Desde a homologação, em dezembro 2017,
da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Pelo Ministério da Educação (MEC), a
discussão e implementação dessas soluções em sala de aula passaram a fazer
parte do cotidiano das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental
de todo o país. A pesquisa é de cunho qualitativa e exploratória e estão
integrada a quinta Competência Geral da BNCC, que sugere às unidades de
ensino “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva”. Nesta
ótica, objetiva-se reunir informações básicas para o uso das mídias sociais no
processo de ensino mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação. A ideia é estabelecer o ensino como
busca para o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que possam trabalhar
em grupos e compartilharem conhecimentos, utilizando as mídias sociais como
aliadas nesse processo.
Palavras-chave: Mídias Sociais, Tecnologias Digitais, Ensino Fundamental, Inclusão Digital.