DOI: 10.5281/zenodo.8233685

 

Roney Dias Das Mercês

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Universidade do Estado do Pará

97roneydias@gmail.com

 

Vivian Christine Dos Santos Do Amaral

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Universidade do Estado do Pará

 amaralvivian28@gamail.com

 

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro

Docente da Universidade do Estado do Pará

 Doutora em Neurociências e Biologia Celular – UFPA (Universidade Federal do Pará),

terezinha_mgl@hotmail.com

 

RESUMO

A pesquisa tem como objetivo avaliar o uso de metodologias ativas como uma abordagem eficaz para promover a participação de todos os alunos, independente de suas características individuais com intuito de melhorar o ensino-aprendizado dos alunos da educação inclusiva. Para isso, foi realizado um estudo de cunho qualiquantitativo com 13 professores da rede pública, onde foram entrevistados através de um questionário semiestruturado. Nossos achados mostraram a importância da formação continuada desses professores, e o quanto as metodologias ativas podem promover um aprendizado mais inclusivo e participativo, atendendo a potencialidade de todos os alunos no processo de ensino-aprendizado. Então, nota-se que a utilização dessas metodologias tem um papel fundamental na formação de professores, pois transformam ambientes educacionais em ambientes mais dinâmicos e com uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Metodologia ativa. Ensino de ciências. Educação Inclusiva.