Roney Dias Das Mercês
Graduado em Licenciatura
Plena em Ciências Biológicas
Universidade do Estado do
Pará
Vivian Christine Dos Santos Do Amaral
Graduada em Licenciatura
Plena em Ciências Biológicas
Universidade do Estado do
Pará
Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro
Docente da Universidade do Estado do Pará
Doutora em Neurociências e Biologia Celular –
UFPA (Universidade Federal do Pará),
terezinha_mgl@hotmail.com
RESUMO
A pesquisa tem como objetivo avaliar o uso de
metodologias ativas como uma abordagem eficaz para promover a participação de
todos os alunos, independente de suas características individuais com intuito
de melhorar o ensino-aprendizado dos alunos da educação inclusiva. Para isso,
foi realizado um estudo de cunho qualiquantitativo com 13 professores da rede pública,
onde foram entrevistados através de um questionário semiestruturado. Nossos
achados mostraram a importância da formação continuada desses professores, e o
quanto as metodologias ativas podem promover um aprendizado mais inclusivo e
participativo, atendendo a potencialidade de todos os alunos no processo de
ensino-aprendizado. Então, nota-se que a utilização dessas metodologias tem um
papel fundamental na formação de professores, pois transformam ambientes
educacionais em ambientes mais dinâmicos e com uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Metodologia ativa. Ensino de ciências. Educação Inclusiva.