Maria José Beteste de Miranda
Doutoranda em Ciências da Educação;
Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). mariajosebestete@yahoo.com.br
Sérgio
Rodrigues de Souza
Doutorando em Ciências da Educação;
Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com
RESUMO
Este
artigo procura fazer uma reflexão à luz da filosofia da educação, tomando como
objeto de intervenção a epistemologia, na pretensão de compreender o papel da
Pedagogia e do pedagogo na formação do conhecimento e sua aplicação na
perspectiva da aprendizagem e do ensino. Sua relevância científica encontra-se
no fato de discutir, em profundidade o que seja os componentes que se impõem,
como imperativos na formação intelectual do indivíduo, dentro do arcabouço
educacional-escolar. Sua relevância social encontra-se no fato de que, isto
contribui para que a sociedade tenha acesso a produtos de melhor qualidade e
com maior embasamento técnico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, escrita
na forma de ensaio, fundamentado em autores e pensadores clássicos sobre o
tema. A Pedagogia é a ciência que tem a obrigação de cuidar para que as
condições de aprendizagem sejam sempre direcionadas ao avanço científico, ao
bem-estar social e ao bem-estar individual e não somente visando a uma
transmissão de conteúdos sem nenhum sentido ou razão de ser. Daí a necessidade
de se conhecer os conceitos de cada objeto estudado e seu valor, nos diversos
campos existenciais humanos. Toda a habilidade de buscar soluções através do
pensamento lógico é algo que deve ser ensinado ao ser humano, uma vez que de
outra forma, vai aprender muito mal o básico para sobreviver como um animal
incompetente. A educação dos seres é uma condição que surgiu junto com o
próprio ser e vem sendo aprimorada à medida que os sistemas vão sendo transformados
pela inteligência e a aplicação do intelecto humano, liberdade esta que se
limita a uma série de condições, mas que se tem acelerado de forma categórica
nos últimos séculos, em que um desenvolvimento tem conduzido a outro de forma
sucessiva.
Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogo. Filosofia da Educação. Epistemologia.