DOI: 10.5281/zenodo.8233621

 

Maria José Beteste de Miranda

Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). mariajosebestete@yahoo.com.br 

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo procura fazer uma reflexão à luz da filosofia da educação, tomando como objeto de intervenção a epistemologia, na pretensão de compreender o papel da Pedagogia e do pedagogo na formação do conhecimento e sua aplicação na perspectiva da aprendizagem e do ensino. Sua relevância científica encontra-se no fato de discutir, em profundidade o que seja os componentes que se impõem, como imperativos na formação intelectual do indivíduo, dentro do arcabouço educacional-escolar. Sua relevância social encontra-se no fato de que, isto contribui para que a sociedade tenha acesso a produtos de melhor qualidade e com maior embasamento técnico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, escrita na forma de ensaio, fundamentado em autores e pensadores clássicos sobre o tema. A Pedagogia é a ciência que tem a obrigação de cuidar para que as condições de aprendizagem sejam sempre direcionadas ao avanço científico, ao bem-estar social e ao bem-estar individual e não somente visando a uma transmissão de conteúdos sem nenhum sentido ou razão de ser. Daí a necessidade de se conhecer os conceitos de cada objeto estudado e seu valor, nos diversos campos existenciais humanos. Toda a habilidade de buscar soluções através do pensamento lógico é algo que deve ser ensinado ao ser humano, uma vez que de outra forma, vai aprender muito mal o básico para sobreviver como um animal incompetente. A educação dos seres é uma condição que surgiu junto com o próprio ser e vem sendo aprimorada à medida que os sistemas vão sendo transformados pela inteligência e a aplicação do intelecto humano, liberdade esta que se limita a uma série de condições, mas que se tem acelerado de forma categórica nos últimos séculos, em que um desenvolvimento tem conduzido a outro de forma sucessiva.

Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogo. Filosofia da Educação. Epistemologia.