DOI: 10.5281/zenodo.8331645

 

Erica Fernanda Bastos Avelino

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento  e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. erica12psico@gmail.com

 

Jardilene Veloso de Sousa

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento  e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jardilenesousa38@gmail.com

 

Jenayra Ferreira de Sousa

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento  e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jenayrasousa@gmail.com

 

Rute Soares Sousa

Pós-Graduada em Psicopedagogia. rutinha.soares88@hotmail.com

 

Silvia Helena Gomes Melonio

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. silviahelena4453@gmail.com

 

Vanusa Marques Silva Barbosa

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento  e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. vanusamarx81@hotmail.com

 

RESUMO

O referido artigo coloca em xeque as contribuições da teoria piagetiana para a psicopedagogia, o principal objetivo desta pesquisa é descrever a teoria Piagetiana e suas respectivas contribuições para o estudo da Psicopedagogia e o desenvolvimento humano. A pesquisa foi desenvolvida de cunho qualitativa em que o arcabouço teórico foi mostrar como a psicopedagogia tornou-se um campo de estudo e pesquisa muito importante para comprender os processos de aprendizagem. A presente pesquisa traz como base os estudos e contribuições que a teoria piagetiana descreve quanto à abordagem educacional,  sobretudo no que se refere à compreensão do raciocínio operativo formal que, em tese, seria o raciocínio do estudante. No levantamento bibliográfico do presente estudo demonstra a devida importancia desse eixo educacional na prática psicopedagógica e a contribuição de maior extensão da teoria piagetiana como compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio em que cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. O texto apresenta reflexões sobre as contribuições da epistemologia e psicologia genéticas aos campos teórico e prático da psicopedagogia. Vale destacar que Como área a de conhecimento volta-se à aprendizagem, consideram-se os sujeitos em seus sistemas e contextos, mediante a utilização de procedimentos próprios.

Palavras-chave: Psicopedagogia. Educação. Teoria Piagetiana. Assimilação. Acomodação. Equilibração. Aprendizagem.