Erica
Fernanda Bastos Avelino
Pós-Graduanda
em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. erica12psico@gmail.com
Jardilene Veloso de Sousa
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do
Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jardilenesousa38@gmail.com
Jenayra
Ferreira de Sousa
Pós-Graduanda
em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jenayrasousa@gmail.com
Rute Soares Sousa
Pós-Graduada em
Psicopedagogia. rutinha.soares88@hotmail.com
Silvia
Helena Gomes Melonio
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. silviahelena4453@gmail.com
Vanusa Marques Silva Barbosa
Pós-Graduanda
em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM),
Santa Inês-MA. vanusamarx81@hotmail.com
RESUMO
O
referido artigo coloca em xeque as contribuições da teoria piagetiana para a psicopedagogia,
o principal objetivo
desta pesquisa é descrever a teoria Piagetiana e suas respectivas contribuições
para o estudo da Psicopedagogia e o desenvolvimento humano. A pesquisa foi
desenvolvida de cunho qualitativa em que o arcabouço teórico foi mostrar como a
psicopedagogia tornou-se um campo de estudo e pesquisa muito importante para
comprender os processos de aprendizagem. A presente pesquisa traz como base os
estudos e contribuições que a teoria piagetiana descreve quanto à abordagem
educacional, sobretudo no que se refere
à compreensão do raciocínio operativo formal que, em tese, seria o raciocínio
do estudante. No levantamento bibliográfico do presente estudo demonstra a
devida importancia desse eixo educacional na prática psicopedagógica e a contribuição de maior extensão da
teoria piagetiana como compreensão dos
estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam
cada estágio em que cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva,
que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. O texto
apresenta reflexões sobre as contribuições da epistemologia e psicologia
genéticas aos campos teórico e prático da psicopedagogia. Vale destacar que
Como área a de conhecimento volta-se à aprendizagem, consideram-se os sujeitos
em seus sistemas e contextos, mediante a utilização de procedimentos próprios.
Palavras-chave: Psicopedagogia. Educação. Teoria Piagetiana. Assimilação. Acomodação. Equilibração. Aprendizagem.