DOI: 10.5281/zenodo.8331648

 

Aila Batista Marcena

Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Batistaaila7@gmail.com 

 

Francisca Brenda Lima Silva

Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Brendargp15@gmail.com

 

Josekelly Vasconcelos Cruz

Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Josekellyvascocelos@gmail.com

 

Mareane Marcena

Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). Marianemarcena2@gmail.com

 

Francisca Izane Fernandes Lopes

Mestre em Educação, pela Universidade São Marcos (USM). Izanefl3@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS). Pro.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

O referido trabalho faz uma abordagem sobreTecnologia Assistiva: ressignificação da prática docente para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos com paralisia cerebral como também suas concepções acerca deste tema, conceituando o termo paralisia cerebral e suas causas. O objetivo é discutir meios metodológicos do docente no contexto da aprendizagem e desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral, com vista em estratégias metodológicas que possam contribuir para a inclusão do alunos. A criança com paralisia cerebral pode apresentar várias alterações que dificultam o seu desenvolvimento escolar, cognitivo e social portanto esta pesquisa objetiva ressaltar a importância de possibilidades e recursos para a adaptação e inclusão das crianças com paralisia cerebral, visto que no contexto escolar há grande desconhecimento por parte dos docentes em relação as deficiências como PC e que através do uso das tecnologias assistivas e comunicação aumentativa e alternativa podem contribuir para seu processo educacional e social. A abordagem metodológica desta pesquisa se deu através de pesquisas qualitativas com a intenção de adquirir e ampliar conhecimentos acerca desta temática e que se faz tão importante, pois o uso pedagógico e conhecimento acerca da aplicabilidade de tais recursos como as tecnologias assistivas ainda é um obstáculo, visto que a capacitação dos docentes no que se refere a aplicabilidade de tais recursos se torna imprescindível.

Palavras-chave: Paralisia Cerebral. Inclusão escolar. Práticas Pedagógicas.