Aila Batista Marcena
Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e
Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA).
Batistaaila7@gmail.com
Francisca Brenda Lima Silva
Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e
Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA).
Brendargp15@gmail.com
Josekelly Vasconcelos Cruz
Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e
Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA).
Josekellyvascocelos@gmail.com
Mareane Marcena
Pós-graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e
Superior e Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA).
Marianemarcena2@gmail.com
Francisca Izane Fernandes Lopes
Mestre em Educação, pela Universidade São Marcos (USM). Izanefl3@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da
Educação, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS). Pro.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O referido
trabalho faz uma abordagem sobreTecnologia
Assistiva: ressignificação da prática docente para facilitar o
ensino-aprendizagem dos alunos com paralisia cerebral como também suas
concepções acerca deste tema, conceituando o termo paralisia cerebral e suas
causas. O objetivo é discutir meios metodológicos do docente no contexto da
aprendizagem e desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral, com vista em
estratégias metodológicas que possam contribuir para a inclusão do alunos. A
criança com paralisia cerebral pode apresentar várias alterações que dificultam
o seu desenvolvimento escolar, cognitivo e social portanto esta pesquisa
objetiva ressaltar a importância de possibilidades e recursos para a adaptação
e inclusão das crianças com paralisia cerebral, visto que no contexto escolar
há grande desconhecimento por parte dos docentes em relação as deficiências
como PC e que através do uso das tecnologias assistivas e comunicação
aumentativa e alternativa podem contribuir para seu processo educacional e
social. A abordagem metodológica desta pesquisa se deu através de pesquisas
qualitativas com a intenção de adquirir e ampliar conhecimentos acerca desta
temática e que se faz tão importante, pois o uso pedagógico e conhecimento
acerca da aplicabilidade de tais recursos como as tecnologias assistivas ainda
é um obstáculo, visto que a capacitação
dos docentes no que se refere a aplicabilidade de tais recursos se torna
imprescindível.
Palavras-chave: Paralisia Cerebral. Inclusão escolar. Práticas Pedagógicas.