Elijanete
Baima Virginio dos Santos
Pós-Graduanda em
Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do
Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. elijanete1234santos@gmail.com
Idejane
Silva Cardoso
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE;
Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA.
idejane92@gmail.com
Nádia Silva Bogéa Muniz
Pós-Graduanda em
Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do
Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. nadbogea@gmail.com
Ozineide
Nascimento Santos
Pós-Graduanda em
Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do
Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. osineidysantos0512@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da
Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Rute
Soares Sousa
Pós-Graduada em Psicopedagogia. rutinha.soares88@hotmail.com
Thelma
Pinto Alves
Pós-Graduanda em
Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM),
Santa Inês-MA. thelma.marawell@gmail.com
RESUMO
Este artigo tem por objetivo expor relevâncias
do psicopedagogo e a busca das condições para a aprendizagem escolar vale
ressaltar que as dificuldades de aprendizagem são incapacidades apresentadas
pelo estudante diante das atividades desenvolvidas no dia a dia da sala de
aula. O artigo foi desenvolvido mediante pesquisa qualitativa com análise num
arcabouço teórico relevante para o enriquecimento da pesquisa do conhecimento
prático referente às condições encontradas para o desenvolvimento de
habilidades dos estudantes no ambiente escolar. Diante disso, é importante
destacar que é possível observar que diversos estudantes sofrem com algum tipo
de distúrbio, seja biológico, emocional ou social. E em decorrência desse
pressuposto a Psicopedagogia no ambiente escolar entra com um caráter
preventivo no sentido de procurar criar condições para a solução dos problemas existentes que afetam o processo de
aprendizagem. Nesta ótica, a atuação prática do psicopedagogo pode ser
compreendida sob dois contextos importantes, o preventivo e o terapêutico, o
preventivo consiste em saber como se dá o desenvolvimento cognitivo, afetivo e
social, o contexto terapêutico aborda identificar, analisar e elaborar
procedimentos metodológicos que possibilitem diagnosticar e tratar as dificuldades
de aprendizagem em que, as técnicas e métodos aplicados versam uma intervenção
psicopedagógica que possa culminar na solução de problemas relacionados com
intervenções imediatas.
Palavras-chave: Psicopedagogo. Aprendizagem Escolar. Desenvolvimento de Habilidades.