DOI: 10.5281/zenodo.8431694

 

Elijanete Baima Virginio dos Santos

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. elijanete1234santos@gmail.com

 

Idejane Silva Cardoso

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. idejane92@gmail.com

 

Nádia Silva Bogéa Muniz

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. nadbogea@gmail.com

 

Ozineide Nascimento Santos

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. osineidysantos0512@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Rute Soares Sousa

Pós-Graduada em Psicopedagogia. rutinha.soares88@hotmail.com

 

Thelma Pinto Alves

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. thelma.marawell@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo tem por objetivo expor relevâncias do psicopedagogo e a busca das condições para a aprendizagem escolar vale ressaltar que as dificuldades de aprendizagem são incapacidades apresentadas pelo estudante diante das atividades desenvolvidas no dia a dia da sala de aula. O artigo foi desenvolvido mediante pesquisa qualitativa com análise num arcabouço teórico relevante para o enriquecimento da pesquisa do conhecimento prático referente às condições encontradas para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes no ambiente escolar. Diante disso, é importante destacar que é possível observar que diversos estudantes sofrem com algum tipo de distúrbio, seja biológico, emocional ou social. E em decorrência desse pressuposto a Psicopedagogia no ambiente escolar entra com um caráter preventivo no sentido de procurar criar condições para a solução dos problemas existentes que afetam o processo de aprendizagem. Nesta ótica, a atuação prática do psicopedagogo pode ser compreendida sob dois contextos importantes, o preventivo e o terapêutico, o preventivo consiste em saber como se dá o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, o contexto terapêutico aborda identificar, analisar e elaborar procedimentos metodológicos que possibilitem diagnosticar e tratar as dificuldades de aprendizagem em que, as técnicas e métodos aplicados versam uma intervenção psicopedagógica que possa culminar na solução de problemas relacionados com intervenções imediatas.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Aprendizagem Escolar. Desenvolvimento de Habilidades.