DOI: 10.5281/zenodo.10116771

 

Eduardo Nunes Jacondino

Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2002 é professor efetivo - professor associado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).É membro - coordenador - do Grupo de pesquisa: Pós-modernidade, sociologia, educação. (UNIOESTE). É membro do Grupo de Pesquisa: Philos Sophias (UNIPAMPA). É membro externo do Grupo de Pesquisa: Violência e Cidadania (UFRGS). É docente permanente no Programa de Mestrado em Educação, da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

 

Rogerio Gomes Pitz

Possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais(2006) e graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê(1997). Desde 2021 é Comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.

 

RESUMO

O trabalho apresenta dados sobre temas que envolvem a questão da educação policial, militar, desenvolvido na região sudoeste do estado do Paraná – em 2021 -, bem como questões que envolveram a problemática da condição profissional policial militar, diante do contemporâneo. Período atravessado pelo neoliberalismo e pelo neoconservadorismo. Os dados foram obtidos junto ao 21º Batalhão da Policia Militar do estado do Paraná, a partir da escolha de uma data específica. A ideia foi a de que os policiais militares, praças, em atividade na data escolhida para o preenchimento do questionário efetivado por nós – portanto, em escala de trabalho -, fossem encaminhados, via Batalhões e ou Companhias localizados na região sudoeste do Paraná, de modo a responderem as questões. Com isso, obtivemos um quinto do contingente de policiais, em trabalho.

Palavras-chave: Policia Militar; região sudoeste do Paraná; educação policial militar.