DOI: 10.5281/zenodo.10116757

 

Letícia Pereira

Professora de matemática, supervisora escolar, pedagoga, mestra em Educação matemática - UFPEL

 

Gisele Morales

Pedagoga, Orientadora Educacional e mestra em Educação matemática - UFPEL

 

RESUMO

A Matemática é uma disciplina importante na Educação Básica. A fim de favorecer o desenvolvimento de melhores resultados na escola, sugere-se o uso de jogos como recursos tecnológicos em sala de aula. Exemplo disso, é a ferramenta Kahoot! que possibilita um maior engajamento do aluno e, consequentemente, maior interesse pela disciplina. Este trabalho tem por objetivo identificar de que forma a plataforma Kahoot! pode ser utilizada na realização de problemas matemáticos com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e a realização de uma atividade de aprendizagem utilizando a plataforma como forma de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Palavras-chave: Matemática. Tecnologia. Kahoot.