Letícia Pereira
Professora de matemática,
supervisora escolar, pedagoga, mestra em Educação matemática - UFPEL
Gisele Morales
Pedagoga, Orientadora Educacional e
mestra em Educação matemática - UFPEL
RESUMO
A
Matemática é uma disciplina importante na Educação Básica. A fim de favorecer o
desenvolvimento de melhores resultados na escola, sugere-se o uso de jogos como
recursos tecnológicos em sala de aula. Exemplo disso, é a ferramenta Kahoot!
que possibilita um maior engajamento do aluno e, consequentemente, maior
interesse pela disciplina. Este trabalho tem por objetivo identificar de que
forma a plataforma Kahoot! pode ser utilizada na realização de problemas
matemáticos com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, destacando sua
contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. A
metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita
a partir de observações, leituras e a realização de uma atividade de
aprendizagem utilizando a plataforma como forma de contribuir para o
desenvolvimento do raciocínio lógico.
Palavras-chave: Matemática. Tecnologia. Kahoot.