DOI: 10.5281/zenodo.10116759

 

Artur de Sousa Mendes

Discente do colegiado de enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina.

E-mail: arturmendes00@live.com.

 

Rislayne Gomes Ferreira

Graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pós-graduada em saúde da família e comunidade pela Faculdade Única.

E-mail: rislayne96@hotmail.com.

 

Gleice de Sá Agra

Docente do colegiado de enfermagem da Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina. Pós-graduada em auditoria em sistemas de saúde pela Portal F/ Estácio de Sá e em Enfermagem em neonatologia e pediatria pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS/IMIP).

E-mail: gleice.agra2@gmail.com.

 

Marcelo Domingues de Faria

Docente permanente do programa de pós-graduação em ciências da saúde e biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

E-mail: marcelo.faria@univasf.edu.br.

 

RESUMO

Introdução: O estágio curricular supervisionado (ECS) é definido como o ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, visando o preparo de discentes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino. Esta atividade curricular está inserida no rol de atividades obrigatórias da graduação, conforme estabelecido Ministério da Educação. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo desvelar a vivência e descrever as experiências do graduando de enfermagem no cotidiano da atenção primária à saúde. Metodologia: O presente manuscrito seguiu os preceitos do estudo descritivo, construído a partir das experiências, perspectivas e vivência do discente em ECS I. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se por uma compreensão singular da realidade vivenciada. Resultados:  A partir da vivência, o discente conheceu a área de abrangência do serviço por meio da territorialização, a sistematização do cronograma e fluxograma dos atendimentos, as estratégias de prevenção, promoção e recuperação dos usuários, a interação entre o discente e a equipe multiprofissional, bem como exercer a liderança de enfermagem, fomentar discussões com a equipe, com vistas a garantir uma conduta assertiva e desta maneira a realização de procedimentos com clareza e destreza, transmitindo segurança ao usuário. Deste modo, é possível afirmar o relevante papel que o ECS simboliza na formação acadêmica. Considerações finais: Esta atividade propiciou ao discente a oportunidade de aprender na prática e de forma mais concreta, complementando a teoria com a experiência real do cotidiano profissional.

Palavras-chave: Atividades de formação; educação em saúde; enfermeiro; formação acadêmica.