Artur de Sousa Mendes
Discente do colegiado de enfermagem da Soberana
Faculdade de Saúde de Petrolina.
E-mail: arturmendes00@live.com.
Rislayne Gomes Ferreira
Graduada em enfermagem pela Universidade de
Pernambuco (UPE). Pós-graduada em saúde da família e comunidade pela Faculdade
Única.
E-mail: rislayne96@hotmail.com.
Gleice de Sá Agra
Docente do colegiado de enfermagem da Soberana
Faculdade de Saúde de Petrolina. Pós-graduada em auditoria em sistemas de saúde
pela Portal F/ Estácio de Sá e em Enfermagem em neonatologia e pediatria pela
Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS/IMIP).
E-mail: gleice.agra2@gmail.com.
Marcelo Domingues de Faria
Docente permanente do programa de pós-graduação em
ciências da saúde e biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco
(UNIVASF). Doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
E-mail: marcelo.faria@univasf.edu.br.
Introdução: O estágio
curricular supervisionado (ECS) é definido como o ato educativo desenvolvido no
ambiente de trabalho, visando o preparo de discentes que estejam frequentando o
ensino regular em instituições de ensino. Esta atividade curricular está inserida
no rol de atividades obrigatórias da graduação, conforme estabelecido
Ministério da Educação. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo desvelar
a vivência e descrever as experiências do graduando de enfermagem no cotidiano
da atenção primária à saúde. Metodologia: O presente manuscrito seguiu os
preceitos do estudo descritivo, construído a partir das experiências,
perspectivas e vivência do discente em ECS I. Do ponto de vista metodológico,
caracteriza-se por uma compreensão singular da realidade vivenciada.
Resultados: A partir da vivência, o
discente conheceu a área de abrangência do serviço por meio da
territorialização, a sistematização do cronograma e fluxograma dos
atendimentos, as estratégias de prevenção, promoção e recuperação dos usuários,
a interação entre o discente e a equipe multiprofissional, bem como exercer a liderança de enfermagem, fomentar discussões
com a equipe, com vistas a garantir uma conduta assertiva e desta maneira a
realização de procedimentos com clareza e destreza, transmitindo segurança ao
usuário. Deste modo, é possível afirmar o relevante papel que o ECS
simboliza na formação acadêmica. Considerações finais: Esta atividade propiciou
ao discente a oportunidade de aprender na prática e de forma mais concreta,
complementando a teoria com a experiência real do cotidiano profissional.
Palavras-chave: Atividades de formação; educação em saúde; enfermeiro; formação acadêmica.