Fabiana Pía Marina Carletto-Körber
Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de
Córdoba (UNC) – Argentina - fabiana.carletto@unc.edu.ar
Inmaculada Casado Gómez
Pablo Alejandro Fontanetti
Professor Universitário de Metodologia da pesquisa
em ciências da saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de
Córdoba (UNC) – Argentina – pablo.fontanetti@unc.edu.ar
María Rosa Mourelle Martínez
Professor Universitário de Odontopediatria da
Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) – Espanha
– mrmourel@ucm.es
Carla Rotter Maurin
Nuria E. Gallardo López
Professor Universitário de Odontopediatria da
Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) – Espanha
– negallar@ucm.es
Fernando Rafael Vázquez
Professor Universitário de
Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba
(UNC) – Argentina – Fernando.vazquez@unc.edu.ar
María Sol Armando
José Francisco Martín Morales
Professor Universitário de Odontologia Preventiva
da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) –
Espanha – josefrma@ucm.es
RESUMO
Promover atividades de internacionalização
dirigidas ao desenvolvimento de competências interculturais nos estudantes da carreira
de Odontologia, com a metodologia COIL entre a Universidade Nacional de
Córdoba-Argentina (FO-UNC) e a Universidade Complutense de Madrid-Espanha
(FO-UCM). Participaram 24
alunos, das disciplinas de Odontopediatria e Preventiva e Saúde Pública da
FO-UNC e FO-UCM respectivamente, 12 de cada unidade académica. Os encontros
síncronos foram realizados através da plataforma Google Meet e o trabalho
assíncrono foi realizado através de Google Drive e WhatsApp. Os participantes
foram divididos em 4 grupos compostos por 6 alunos, 3 de cada universidade. A etapa inicial do curso incluiu atividades
dirigidas à socialização e construção de confiança e permitiu que os alunos
conhecessem e se esclarecessem sobre diferentes culturas. Além disso, a equipa
de professores apresentou os principais componentes do COIL relacionados com a
aprendizagem intercultural e com os conteúdos específicos para o trabalho
colaborativo do projeto: "Hábitos alimentares saudáveis em crianças e
adolescentes de diferentes culturas". Cada grupo (G) trabalhou de forma
assíncrona, acompanhado pelos seus tutores das duas universidades, para a
elaboração de um vídeo informativo-educativo sobre os seguintes temas: G1
Rotulagem de alimentos, G2 Consumo de bebidas energéticas em adolescentes, G3
Café da manhã e lanche em escolas e G4 Aleitamento materno; e foram
apresentados em plena síncrona. No final do curso, foi enviado um questionário
(Google Form) aos alunos e professores, respondido por 87,5% (n = 21) e 100% (n
= 9) respectivamente. Foi uma experiência pedagógica enriquecedora para os
alunos e para os professores de ambas as instituições, favorecendo a
consolidação da equipa de professores e a formação de futuros profissionais com
habilidades para atuar num mundo globalizado.
Palavras-chave: COIL, Internacionalização da educação, Interculturalidade.