Telma Lustosa Silva Santana
Professora efetiva da rede municipal da Cidade
de Parnaguá Pi, graduada em Licenciatura Plena em Normal Superior, graduada em
Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pós graduação em Orientação e
supervisão escolar e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente
cursando Mestrado em Ciências da Educação, realizando um dos meus sonhos.
RESUMO
O presente trabalho trata do Lúdico como ferramenta pedagógica na
educação infantil. Por essa razão, pretende como objetivo geral compreender o
lúdico como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil, e como
objetivos específicos analisar a história do lúdico no desenvolvimento humano,
além de constar o brincar como recurso pedagógico. A abordagem metodológica
consiste em uma revisão de literatura, realizada a partir de livros, artigos e
outras fontes acadêmicas, com a finalidade de traçar um embasamento teórico,
utilizando pesquisadores tais como Antunes (2015), Campos (2019) e Piaget
(2010). Foi possível concluir que há grande importância do brincar e do jogar
para professores bem como para a sociedade, sendo fundamental conscientizar o
valor de sua utilização em sala de aula, devendo ser indicado como um recurso
utilizado para o desenvolvimento, aprendizado e recreação do aluno no seu
processo ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Brincar. Educação infantil. Lúdico. Aprendizagem.