Adrielly
Marinho Campos
Acadêmica do curso de Licenciatura em
Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. marinhoadrielly9@gmail.com
Leticia Cristina Batista Cavalcanti
Acadêmico do curso de Licenciatura em
Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. bavalleticiac@gmail.com
Maria
Isabele Palhano da Silva
Acadêmica do curso de Licenciatura em
Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. mariaisabele172018@gmail.com
Sônia de Jesus da Silva
Acadêmica do curso de Licenciatura em
Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Campus Bacabal-MA. sonia.sns21@gmail.com
Francimeire Sousa Martins
Doutorando em Ciências
da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da
Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com
Lindoracy Santos Almeida
Doutorando em Ciências da Educação, Facultad
Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). lindoracysantos@professor.uema.br
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O presente artigo aborda sobre a inclusão de
alunos com necessidades especiais, um assunto que está cada vez mais se
destacando e ganhando um enorme espaço, diante de uma sociedade que ainda não
está preparada para aceitar e respeitar as diferenças, no âmbito escolar e na
comunidade social. Com base nessa problemática, o mesmo tem o objetivo em
apontar a inconsistência e os lapsos na inclusão desses alunos com deficiências
e, conjuntamente, irá abordar propostas relevantes e legítimas para buscar
solucionar este problema de maneira efetiva, destacando a importância dos
professores serem adequadamente capacitados para atender as necessidades
específicas dos alunos, e como uma metodologia educacional adaptada ajuda no
desenvolvimento e na qualidade de ensino, proporcionando suporte personalizado
para promover o desenvolvimento acadêmico, social e emocional do aluno. A
pesquisa desenvolvida para este trabalho é de cunho qualitativo e pautou-se em
um estudo de caráter bibliográfico, e a partir desses estudos foi possível
repensar e refletir sobre o processo de inclusão escolar. Assim, faz-se
imprescindível que todos os grupos sociais (incluindo família, escola)
encontrem uma forma de aprimorar em conjunto a qualidade de vida estudantil.
Além disso, é de suma importância que os estudantes considerados “normais”
aprendam através de exemplos de aceitação, tanto em suas casas, quanto nas
instituições de ensino, a serem capazes de acolher e respeitar as diversidades.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Ensino e Aprendizagem.