DOI: 10.5281/zenodo.10513375

 

Adrielly Marinho Campos

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. marinhoadrielly9@gmail.com  

 

 Leticia Cristina Batista Cavalcanti

Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. bavalleticiac@gmail.com

 

Maria Isabele Palhano da Silva

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. mariaisabele172018@gmail.com

 

Sônia de Jesus da Silva

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Campus Bacabal-MA. sonia.sns21@gmail.com

 

Francimeire Sousa Martins

Doutorando em Ciências da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com

 

Lindoracy Santos Almeida

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). lindoracysantos@professor.uema.br

 

 Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo aborda sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, um assunto que está cada vez mais se destacando e ganhando um enorme espaço, diante de uma sociedade que ainda não está preparada para aceitar e respeitar as diferenças, no âmbito escolar e na comunidade social. Com base nessa problemática, o mesmo tem o objetivo em apontar a inconsistência e os lapsos na inclusão desses alunos com deficiências e, conjuntamente, irá abordar propostas relevantes e legítimas para buscar solucionar este problema de maneira efetiva, destacando a importância dos professores serem adequadamente capacitados para atender as necessidades específicas dos alunos, e como uma metodologia educacional adaptada ajuda no desenvolvimento e na qualidade de ensino, proporcionando suporte personalizado para promover o desenvolvimento acadêmico, social e emocional do aluno. A pesquisa desenvolvida para este trabalho é de cunho qualitativo e pautou-se em um estudo de caráter bibliográfico, e a partir desses estudos foi possível repensar e refletir sobre o processo de inclusão escolar. Assim, faz-se imprescindível que todos os grupos sociais (incluindo família, escola) encontrem uma forma de aprimorar em conjunto a qualidade de vida estudantil. Além disso, é de suma importância que os estudantes considerados “normais” aprendam através de exemplos de aceitação, tanto em suas casas, quanto nas instituições de ensino, a serem capazes de acolher e respeitar as diversidades.

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Ensino e Aprendizagem.