Marciária da
Silva Sousa
Acadêmica do
curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo
São Raimundo das Mangabeiras-MA. marciaria4@gmail.com
Maria Luzeni
Pereira Lopes
Acadêmica do curso de Matemática
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das
Mangabeiras-MA. marialuzeni053@gmail.com
Maysa Francisca
Teixeira Matos
Acadêmica do curso de Matemática
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das
Mangabeiras-MA. maytosmai@gmail.com
Mirian de Morais
Sousa Fernandes
Acadêmica do curso de Matemática
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das
Mangabeiras-MA. miriandemoraissousafernandes@gmail.com
Selma Maria Leite
Fernandes
Acadêmica do curso de Matemática
Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das
Mangabeiras-MA. selmamarialeite77@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da
Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
Avaliar faz parte
do nosso dia a dia, quando observamos ou comparamos por exemplo, estamos
avaliando. No ambiente escolar, a avaliação é uma prática comum e é fundamental
para o processo de ensino-aprendizagem, ela serve para “diagnosticar” e para
verificar se o estudante conseguiu assimilar os conteúdos repassados. A
avaliação é um processo contínuo e pode acontecer de diversas maneiras. Além de
fazer uma análise do desempenho dos estudantes, o docente também pode analisar
como está sendo o seu desempenho, pois dependendo dos resultados, ele saberá
que precisará sua metodologia para melhor compreensão e assimilação dos
conteúdos por parte dos estudantes. Com o advento das tecnologias, os
professores estão tendo dificuldades para ministrar suas aulas, pois os
estudantes, infelizmente, tornaram-se “escravos” das tecnologias. Mas os
docentes podem utilizar essas tecnologias ao seu favor, pois os estudantes
estão sempre conectados e, muitas vezes, não utilizam a tecnologia de forma a
agregar algum conhecimento. Além disso, fazem parte da realidade da nossa
sociedade. Existem n maneiras que os professores podem utilizar as TIC’s
na sala de aula, inclusive como instrumento de avaliação. Para tanto, ela deve
tornar-se uma aliada dos docentes e contribuir com a construção dos
conhecimentos dos estudantes.
Palavras-chave: Avaliação. Ensino-Aprendizagem. Tecnologias.