DOI: 10.5281/zenodo.10513356

 

Ângela Maria Queiroz da Silva

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. angelamq82@gmail.com

 

Betânia de Oliveira Dourado

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. betania6dourado@gmail.com

 

Raquel Barbosa da Silva

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. raquel95barbosa2@gmail.com

 

Rosely de Moura Lima

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. roselymouralara@gmail.com

 

Vita Carmem de Sousa

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. vitacarmem47@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

O Tema avaliação para as aprendizagens é um processo fundamental para medir o conhecimento adquirido pelos alunos em determinado período de estudo. A pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar e discutir a importância e as diferentes abordagens da avaliação das aprendizagens no contexto educacional. Foram apresentados cinco métodos de avaliação, bem como benefícios e desafios associados a cada um deles. Além disso, foram discutidas as limitações da avaliação tradicional e propostas alternativas mais abrangentes e formativas. Constatou-se por meio dos resultados da pesquisa, que avaliar a aprendizagem é uma prática complexa, devido ao fato da quantificação do aprendizado prevalecer. Porém, notou-se uma preocupação dos sujeitos envolvidos em romper com as práticas classificatórias da avaliação, para uma prática verdadeiramente formativa, mas não sabem como transformar isso em “nota”, por isso continuam praticando a avaliação da aprendizagem, tendo como principais instrumentos avaliativos, trabalhos e provas escritos numa concepção classificatória da avaliação. Neste enfoque a avaliação é processual, o aluno não está pronto, ou seja, deve ser avaliado em tudo que faz na escola. O processo da aprendizagem deve ser elaborado de tal forma que identifique o desempenho do aluno, partindo do conhecimento que ele já traz do seu contexto para a escola, e para isso ocorrer a prática pedagógica deve estar associada a uma concepção construtiva, que busca acompanhar a aprendizagem e não apenas esperar resultados.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Mediação.