Ângela Maria Queiroz da
Silva
Acadêmica do
curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo
São Raimundo das Mangabeiras-MA. angelamq82@gmail.com
Betânia
de Oliveira Dourado
Acadêmica do
curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo
São Raimundo das Mangabeiras-MA. betania6dourado@gmail.com
Raquel Barbosa da Silva
Acadêmica do
curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo
São Raimundo das Mangabeiras-MA. raquel95barbosa2@gmail.com
Rosely de Moura Lima
Acadêmica do
curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo
São Raimundo das Mangabeiras-MA. roselymouralara@gmail.com
Vita Carmem de Sousa
Acadêmica do
curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo
São Raimundo das Mangabeiras-MA. vitacarmem47@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da
Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O Tema avaliação para as aprendizagens é um
processo fundamental para medir o conhecimento adquirido pelos alunos em
determinado período de estudo. A pesquisa qualitativa teve como objetivo
analisar e discutir a importância e as diferentes abordagens da avaliação das
aprendizagens no contexto educacional. Foram apresentados cinco métodos de
avaliação, bem como benefícios e desafios associados a cada um deles. Além
disso, foram discutidas as limitações da avaliação tradicional e propostas
alternativas mais abrangentes e formativas. Constatou-se por meio dos
resultados da pesquisa, que avaliar a aprendizagem é uma prática complexa,
devido ao fato da quantificação do aprendizado prevalecer. Porém, notou-se uma
preocupação dos sujeitos envolvidos em romper com as práticas classificatórias
da avaliação, para uma prática verdadeiramente formativa, mas não sabem como
transformar isso em “nota”, por isso continuam praticando a avaliação da
aprendizagem, tendo como principais instrumentos avaliativos, trabalhos e provas
escritos numa concepção classificatória da avaliação. Neste enfoque a avaliação
é processual, o aluno não está pronto, ou seja, deve ser avaliado em tudo que
faz na escola. O processo da aprendizagem deve ser elaborado de tal forma que
identifique o desempenho do aluno, partindo do conhecimento que ele já traz do
seu contexto para a escola, e para isso ocorrer a prática pedagógica deve estar
associada a uma concepção construtiva, que busca acompanhar a aprendizagem e
não apenas esperar resultados.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Mediação.