DOI: 10.5281/zenodo.10513427

 

Mariana Carrico de Andrade

Estudante Medicina

 

Fabiana Rodrigues de Oliveira Melo

Médica

 

Carolina Pereira Moreno

Estudante Medicina

 

Liliane Soares Gomes

Estudante Medicina

 

Paula Tanonaka Taira

Estudante Medicina

 

Ana Paula Alves da Silva

Estudante Medicina

 

RESUMO

O Ministério da Saúde compreende “Humanização” como valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, estimulando-os para novos modos de cuidar e organizar o cuidado, norteados por valores como autonomia, protagonismo, corresponsabilidade, vínculos solidários e participação coletiva nas práticas de saúde. Para corresponder a essa perspectiva, faz-se indispensável a disseminação da temática na ESF através de tecnologias educativas que proporcionem participação dos atores envolvidos, desencadeando assim um processo de construção do conhecimento que colabore para a transformação da realidade. Esse construto tem como objetivo relatar a experiência de utilização do Círculo de Cultura como tecnologia educativa para o conhecimento da concepção dos trabalhadores de saúde da ESF acerca da PNH. Trata-se, portanto, um relato de experiência de uma atividade realizada em abril de 2023, numa equipe da ESF de um município do Ceará, com a participação do Médico, Técnica de Enfermagem, Agente Administrativa e cinco Agentes Comunitários de Saúde, ressalta-se que a Enfermeira coordenou a atividade. O Círculo de Cultura sobre Humanização aconteceu obedecendo as seguintes fases: identificação do universo vocabular (busca de concepções dos trabalhadores acerca da PNH); eleição das palavras geradoras baseada na percepção dos sujeitos acerca da HumanizaSUS (Humanização, Acolhimento, Vulnerabilidade e Atenção Integral); tematização (codificação e decodificação dessas palavras geradoras, buscando consciência do vivido, significado social, compreensão da própria realidade e perspectivas de intervir criticamente sobre ela); e problematização (discussão dos problemas surgidos na observação da realidade buscando possíveis soluções). A concepção dos trabalhadores de saúde da ESF acerca de “Humanização” aborda-a como amorosidade, ato de doar-se, de ter respeito, de cuidar sem qualquer tipo de discriminação. Quanto ao “Acolhimento” relacionam-no a forma de bom tratamento, pautado na escuta e compreensão, auxiliando na resolução da demanda do usuário. Percebem “Vulnerabilidade”, como grande risco ou probabilidade de acontecer algo grave com alguém, necessitando assim de maior cuidado. Quanto à “Atenção Integral”, percebem como cuidar integralmente do ser humano, acolhendo, ouvindo e intervindo nos problemas encontrados, principalmente nos de saúde. A adoção do Círculo de Cultura freireano com o seu potencial dialético e dialógico, mostrou-se como importante tecnologia de educação em saúde sobre Humanização, proporcionando aos trabalhadores da equipe da ESF explorarem questões inerentes à PNH, baseando-se nas suas percepções e considerando a realidade do processo de trabalho desenvolvido pela equipe, analisando crítico-reflexivamente a forma como acontecia a “Humanização” na ESF, como desenvolviam as ações de “Acolhimento”, critérios de “Vulnerabilidade” utilizados e como prestavam a “Atenção Integral” às famílias da área de abrangência, identificando assim os problemas existentes e despertando para a busca de possíveis soluções para eles.

Palavras-chave: Círculo de Cultura; Tecnologia em Saúde; Educação em Saúde; Humanização; Estratégia Saúde da Família.