Mariana Carrico de Andrade
Estudante Medicina
Fabiana Rodrigues de Oliveira Melo
Médica
Carolina Pereira Moreno
Estudante Medicina
Liliane Soares Gomes
Estudante Medicina
Paula Tanonaka Taira
Estudante Medicina
Ana Paula Alves da Silva
Estudante Medicina
RESUMO
O
Ministério da Saúde compreende “Humanização” como valorização dos diferentes
sujeitos implicados no processo de produção de saúde, estimulando-os para novos
modos de cuidar e organizar o cuidado, norteados por valores como autonomia,
protagonismo, corresponsabilidade, vínculos solidários e participação coletiva
nas práticas de saúde. Para corresponder a essa perspectiva, faz-se
indispensável a disseminação da temática na ESF através de tecnologias
educativas que proporcionem participação dos atores envolvidos, desencadeando
assim um processo de construção do conhecimento que colabore para a
transformação da realidade. Esse construto tem como objetivo relatar a
experiência de utilização do Círculo de Cultura como tecnologia educativa para
o conhecimento da concepção dos trabalhadores de saúde da ESF acerca da PNH.
Trata-se, portanto, um relato de experiência de uma atividade realizada em
abril de 2023, numa equipe da ESF de um município do Ceará, com a participação
do Médico, Técnica de Enfermagem, Agente Administrativa e cinco Agentes
Comunitários de Saúde, ressalta-se que a Enfermeira coordenou a atividade. O
Círculo de Cultura sobre Humanização aconteceu obedecendo as seguintes fases:
identificação do universo vocabular (busca de concepções dos trabalhadores
acerca da PNH); eleição das palavras geradoras baseada na percepção dos
sujeitos acerca da HumanizaSUS (Humanização, Acolhimento, Vulnerabilidade e
Atenção Integral); tematização (codificação e decodificação dessas palavras
geradoras, buscando consciência do vivido, significado social, compreensão da
própria realidade e perspectivas de intervir criticamente sobre ela); e
problematização (discussão dos problemas surgidos na observação da realidade
buscando possíveis soluções). A concepção dos trabalhadores de saúde da ESF
acerca de “Humanização” aborda-a como amorosidade, ato de doar-se, de ter
respeito, de cuidar sem qualquer tipo de discriminação. Quanto ao “Acolhimento”
relacionam-no a forma de bom tratamento, pautado na escuta e compreensão,
auxiliando na resolução da demanda do usuário. Percebem “Vulnerabilidade”, como
grande risco ou probabilidade de acontecer algo grave com alguém, necessitando
assim de maior cuidado. Quanto à “Atenção Integral”, percebem como cuidar
integralmente do ser humano, acolhendo, ouvindo e intervindo nos problemas
encontrados, principalmente nos de saúde. A adoção do Círculo de Cultura
freireano com o seu potencial dialético e dialógico, mostrou-se como importante
tecnologia de educação em saúde sobre Humanização, proporcionando aos
trabalhadores da equipe da ESF explorarem questões inerentes à PNH, baseando-se
nas suas percepções e considerando a realidade do processo de trabalho
desenvolvido pela equipe, analisando crítico-reflexivamente a forma como
acontecia a “Humanização” na ESF, como desenvolviam as ações de “Acolhimento”,
critérios de “Vulnerabilidade” utilizados e como prestavam a “Atenção Integral”
às famílias da área de abrangência, identificando assim os problemas existentes
e despertando para a busca de possíveis soluções para eles.
Palavras-chave: Círculo de Cultura; Tecnologia em Saúde; Educação em Saúde; Humanização; Estratégia Saúde da Família.