DOI: 10.5281/zenodo.10513311

 

Girleia Mendes do Nascimento

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. mendesgirleia@gmail.com

 

Hiago Gouveia Sousa

Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. hiagogs38@gmail.com

 

Vanessa Mayra Soares de Sousa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. mayravanessa203@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Francimeire Sousa Martins

Doutorando em Ciências da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com

 

Lindoracy Santos Almeida

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). lindoracysantos@professor.uema.br

 

RESUMO

Os anos iniciais do ensino fundamental são fases cruciais na vida dos estudantes, pois é nesse período que eles começam a construir as bases do seu conhecimento acadêmico e desenvolvem habilidades essenciais para sua vida pessoal e profissional. Para que essa aprendizagem seja realmente significativa, é fundamental que sejam utilizadas estratégias pedagógicas eficazes. A aprendizagem significativa ocorre quando os estudantes relacionam os novos conteúdos com seus conhecimentos prévios, fazendo conexões e estabelecendo relações de sentido com o que estão aprendendo. Para isso, é necessário que as estratégias utilizadas pelo professor sejam adequadas e estimulantes. É importante também ressaltar a relação entre família e escola que é de extrema relevância para o desenvolvimento pleno dos alunos, porque a família é a primeira instituição educadora na vida de uma criança, transmitindo valores, normas e habilidades que serão fundamentais para sua trajetória acadêmica. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepções, experiências e expectativas de ambas as partes, procurando estabelecer linhas de pensamento a serem traçadas para obtenção do pleno sucesso na aprendizagem dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental.

A parceria entre família e escola é um elo fundamental no processo de aprendizagem de qualquer criança e adolescente. Mas construir esse relacionamento com pais e responsáveis nem sempre é fácil.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Família-Escola. Parceria. Aprendizagem.