Girleia Mendes do
Nascimento
Acadêmica do curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus
Bacabal-MA. mendesgirleia@gmail.com
Hiago Gouveia Sousa
Acadêmico do curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus
Bacabal-MA. hiagogs38@gmail.com
Vanessa Mayra Soares
de Sousa
Acadêmica do curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus
Bacabal-MA. mayravanessa203@gmail.com
Ranilson Edilson da
Silva
Doutorando em Ciências da
Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Francimeire Sousa Martins
Doutorando em Ciências da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da
Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com
Lindoracy Santos Almeida
Doutorando em Ciências da
Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). lindoracysantos@professor.uema.br
RESUMO
Os anos iniciais do ensino fundamental são fases
cruciais na vida dos estudantes, pois é nesse período que eles começam a
construir as bases do seu conhecimento acadêmico e desenvolvem habilidades
essenciais para sua vida pessoal e profissional. Para que essa aprendizagem
seja realmente significativa, é fundamental que sejam utilizadas estratégias
pedagógicas eficazes. A aprendizagem significativa ocorre quando os estudantes
relacionam os novos conteúdos com seus conhecimentos prévios, fazendo conexões
e estabelecendo relações de sentido com o que estão aprendendo. Para isso, é
necessário que as estratégias utilizadas pelo professor sejam adequadas e
estimulantes. É importante também ressaltar a relação entre família e escola
que é de extrema relevância para o desenvolvimento pleno dos alunos, porque a
família é a primeira instituição educadora na vida de uma criança, transmitindo
valores, normas e habilidades que serão fundamentais para sua trajetória
acadêmica. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepções,
experiências e expectativas de ambas as partes, procurando estabelecer linhas
de pensamento a serem traçadas para obtenção do pleno sucesso na aprendizagem
dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental.
A parceria entre família e
escola é um elo fundamental no processo de aprendizagem de qualquer criança e
adolescente. Mas construir esse relacionamento com pais e responsáveis nem
sempre é fácil.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Família-Escola. Parceria. Aprendizagem.