Lucimar da Silva Pereira Junior
Professor da rede
pública de Campos dos Goytacazes/RJ; Licenciado em Pedagogia (ISEPAM).
Especialização em Antropologia Cultural e Social (FFOCUS). lucimar_junior@hotmail.com
Marcia Regina Pereira da Silva Louzada
Professora da rede
pública de Campos dos Goytacazes/RJ; Licenciada em Pedagogia (ISECENSA).
Especialização em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional (FAMEESP).
mreginalouzada@hotmail.com
Paula Farah Arueira
Graduação em
Pedagogia - Orientação Educacional (FAFIC)
Pós-Graduação em
Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNESA).
paulafaraharueira@gmail.com
Tatiane da Cruz Santos
Orientadora Educacional
da Prefeitura Municipal
de São João
da Barra; Licenciada
em Pedagogia (UNIFLU).
Pós-Graduada em Educação (PUC/RJ) e Psicopedagoga (UNESA).
tatianecruz72705@gmail.com
Bárbara dos Santos Soares
Professora da rede
pública de Campos dos Goytacazes/RJ; Licenciada em Pedagogia (ISEPAM);
Especializando em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e, Alfabetização
e letramento (UNINTER).
Barbara_dssoares@hotmail.com
Katia Cilene Pereira Mendes Carvalho
Bacharel em
Ciências Sociais (UENF); Licenciada em Pedagogia (UNIFLU); Especialização em
Educação Especial e Inclusiva (FAVENI). Kmendesuenf@gmail.com
Daysiane da Silva Bento
Professora da rede
pública de Campos dos Goytacazes/RJ; Licenciada em Geografia (IFF);
Especialização em Psicopedagogia (Unopar).
daysihaad@gmail.com
RESUMO
O soltar pipa
não é apenas uma atividade recreativa; esta prática oferece mais do que apenas
diversão; é uma experiência cultural. Isto é, o soltar pipa é uma prática
cultural profundamente enraizada em muitas sociedades ao redor do mundo,
desempenhando um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, social e
emocional das crianças. Este artigo científico explora os diversos aspectos
relacionados à prática do soltar pipa e seu impacto positivo no crescimento e
na formação das crianças, considerando seus efeitos no contexto cultural e
social.
Palavras-chave: Soltar pipas. Desenvolvimento infantil. Contextos culturais.