Sônia de Jesus da Silva
Acadêmica
do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. sonia.sns21@gmail.com
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade
discorrer sobre a trajetória da Língua Brasileira de Sinais e sua importância
em todos os níveis de educação, objetivando mostrar também a relevância da
mesma para a construção de uma sociedade equitativa, onde os surdos possam ser
notados por sua competência e não por sua deficiência, e para a construção de
uma educação igualitária. É notório e inegável que a Língua de Sinais ainda não
ocupa seu devido lugar tanto na comunidade escolar, quanto na sociedade em
geral, isso se deve tanto ao fato da mesma ter sido proibida no mundo por
longos anos, e no Brasil ser reconhecida em lei apenas recentemente no ano de
2002, quanto ao fato de que ainda não há a oferta da Língua Brasileira de
Sinais na maioria das escolas públicas e privadas, apesar desta ser a segunda
língua oficial brasileira, por conta dessa e de outras circunstâncias, grande
parte da comunidade surda não consegue, ou não sabe, utilizar o idioma, por
isso ainda existe a grande necessidade
de apregoar a Libras em toda a comunidade, a fim de que se possa
promover uma inclusão fundamentada. Os obstáculos aqui discorridos, serão
abordados e dialogados ao longo do referido artigo.
Palavras-Chave: Surdos; Libras; Educação.