Joseane Rosa Rockenbach
formada em Magistério (1999) e licenciada em Letras-
Português- pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo,
RS; pós-graduada em Leitura e Produção Textual (2008) pela Universidade La
Salle (UnilaSalle), Canoas, RS; pós-graduada em Mídias da Educação (2013) pela
Universidade Federal de Pelotas (UFPel); AEE (Atendimento Educacional
Especializado) e Salas de Recursos Multifuncionais (2018) (Dom Alberto) além de
ser especialista em GESTÃO ESCOLAR (Administração, supervisão, orientação e
inspeção) (2022), (Dom Alberto) e Mestre em Letras e Cultura (2023) pela
Universidade de Caxias do Sul, (UCS) e doutoranda em Educação pela Universidade
La Salle (UnilaSalle). Possui noção básica de Língua Inglesa. Atuou como
Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Bom Princípio além de ter
trabalhado como professora de Anos Iniciais na mesma rede. Exerceu o cargo de
Coordenadora do Gestar de Língua Portuguesa em São Sebastião do Caí (2009-2010)
além de ter dado assessoramento Pedagógico de Língua Portuguesa na APAE da
mesma cidade. Atualmente, atua como Diretora da Escola Municipal São José.
RESUMO
Este artigo apresenta a pesquisa vinculada ao
curso de extensão “Escola e pesquisa: um encontro possível”, desenvolvido pelo programa “Nossa escola
pesquisa sua opinião (NEPSO)”, aplicado pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, no Núcleo de São
Sebastião do Caí. Essa pesquisa teve como aspiração formar leitores e escritores, sem deixar de concretizar os
objetivos de língua portuguesa, preparando alunos para o entendimento de obras literárias e também pela
aquisição do gosto pela leitura e, consequentemente, preparando o estudante para a vida prática, na qual ele
desenvolve a expressividade verbal e sua imaginação criadora. Refletindo sobre essas ações, os alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Bom Princípio, RS, juntamente com a
professora de Língua Portuguesa, resolveram criar um projeto de pesquisa de opinião com base em todos os
seus questionamentos sobre como poderiam gostar mais de ler e produzir. Após todos esses
questionamentos, os alunos começaram lendo livros, assistindo a filmes, fazendo pesquisas na internet e conhecendo melhor
a origem do livro. Tudo isso serviu de embasamento teórico para que pudessem colocar na prática o que estava
sendo proposto. Eles também montaram um questionário com cinco questões, sendo três fechadas e duas
abertas. O momento mais marcante do projeto foi quando os alunos começaram a notar que estavam indo mais à
biblioteca e lendo com mais interesse, assim
como quando perceberam que durante
suas produções conseguiam ter mais ideias sobre o que escrever. Após todos
esses apontamentos, sentiu-se a
necessidade de continuar por mais tempo com o projeto para que a estudantes
possam vivenciar durante
todo o ano letivo atividades que aprimorem o hábito de ler
e de escrever.
Palavras-chave: leitura, escrita, projeto, prática.