DOI: 10.5281/zenodo.10680967

 

Francileide dos Santos Silva

Graduanda em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). francileide605@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Marylucia Cavalcante Silva

Doutora em Educação; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). cavalcanteuema@gmail.com

 

RESUMO

O referido trabalho coloca em pauta a gestão escolar, o presente trabalho foi almejado mediante pesquisa qualitativa, com base em Libâneo (2015), Lück (2009) e Santos (2013) e de cunho quantitativo mediante à uma análise na escola. Os objetivos da pesquisa foram focados em relatar o estágio de gestão realizado na Escola Municipal João Sales, localizada na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão e argumentar teoricamente a importância da gestão escolar no âmbito da escola pública. O estágio foi realizado durante 30 dias, que foram proveitosos para verificar o que realmente acontece no local de trabalho do gestor, que obstáculos eles enfrentam e como resolvem tais problemas da escola. O estágio serviu para uma reflexão sobre como anda a administração da escola pública que enfrenta desafios todos os dias na busca contínua de tornar a escola um lugar de formação para a vida em sociedade e preparação para o trabalho. A gestão democrática facilita a escola alcançar as suas metas e por isso é indispensável em uma escola que busca transmitir seus valores e consequentemente contribuir para a população. Isso tornou claro nas atitudes tomadas pela gestora da escola campo nas observações feitas no estágio, a participação de todos na luta para tornar um país mais justo, inclusivo e solidário.

Palavras-chave: Gestão Escolar Democrática. Educação. Escola Pública. Projeto Pedagógico.