Francileide dos Santos Silva
Graduanda em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA). francileide605@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Marylucia Cavalcante Silva
Doutora em Educação; Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP). cavalcanteuema@gmail.com
RESUMO
O referido trabalho coloca em pauta a gestão
escolar, o presente trabalho foi almejado mediante pesquisa qualitativa, com
base em Libâneo (2015), Lück (2009) e Santos (2013) e de cunho quantitativo
mediante à uma análise na escola. Os objetivos da pesquisa foram focados em
relatar o estágio de gestão realizado na Escola Municipal João Sales,
localizada na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão e argumentar teoricamente
a importância da gestão escolar no âmbito da escola pública. O estágio foi
realizado durante 30 dias, que foram proveitosos para verificar o que realmente
acontece no local de trabalho do gestor, que obstáculos eles enfrentam e como
resolvem tais problemas da escola. O estágio serviu para uma reflexão sobre
como anda a administração da escola pública que enfrenta desafios todos os dias
na busca contínua de tornar a escola um lugar de formação para a vida em
sociedade e preparação para o trabalho. A gestão democrática facilita a escola
alcançar as suas metas e por isso é indispensável em uma escola que busca
transmitir seus valores e consequentemente contribuir para a população. Isso
tornou claro nas atitudes tomadas pela gestora da escola campo nas observações
feitas no estágio, a participação de todos na luta para tornar um país mais
justo, inclusivo e solidário.
Palavras-chave: Gestão Escolar Democrática. Educação. Escola Pública. Projeto Pedagógico.