Rubevanderson Rocha Reis
Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA). rubrocrei@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Marylucia Cavalcante Silva
Doutora em Educação; Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP). cavalcanteuema@gmail.com
RESUMO
O seguinte relatório trás a tona as experiências
vivenciadas na Gestão Escolar Democrática. Colando em análise a gestão da
escola U.E.F PREFEITO JORGE JOSE DE MENDONÇA do município de Bacabal,
localizada na zona urbana. O presente trabalho foi analisado mediante pesquisa
de cunho qualitativa e descritiva para dar ênfase a proposta. Para a pesquisa
qualitativa foram analisados os seguintes teóricos com base em: Nascimento,
Nascimento e Lima (2020); Souza (2020);
Ramos (2015); Scalabrin e Molinari (2013); Souza & Carnielli (2003);
Davis (2002); LDB (1996);. Durante o período do estágio foi possível presenciar
os seguintes problemas: falta de água,
má comportamento dos alunos de forma geral e descomprometido de certas medidas
educacionais para foco geral em determinada ação. Com o trabalho pudemos
entender que a gestão escolar não é tão simples como parece. A vivência com a
gestão e observar suas ações foi possível compreender mais a fundo a
necessidade de um gestor capacitado.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação. Gestor escolar. Projeto pedagógico.