Esdras Nalane Santos Sousa
Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). nalaneesdras@gmail.com
Jarllys Salgado Silva
Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). jarllyssalgadosilva@gmail.com
Rosilene de Sousa Conceição
Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). rosylenedesousac@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Internamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Marylucia Cavalcante Silva
Doutora em Educação; Universidade Federal de São
Paulo (UNIFESP)
RESUMO
O referido relatório coloca em pauta as experiências vivenciadas na Gestão
Escolar Democrática. Tem como objetivo fazer uma análise da gestão escolar da
escola U.E.F Governador Sarney do município de Bacabal, localizada na zona
urbana. O presente trabalho foi analisado mediante pesquisa de cunho
qualitativa e quantitativa para dar ênfase a proposta. Para a pesquisa
qualitativa foram analisados os seguintes teóricos com base em: Nascimento,
Nascimento e Lima (2020); Souza (2020); Oliveira e Menezes (2018); Gadotti (2016); Vieira
e Vidal (2015); Ramos
(2015); Scalabrin e Molinari (2013); Souza & Carnielli (2003); Davis
(2002); LDB (1996); Corrêa e
Oliveira (2019) e Barbosa (2023). E parcialmente de cunho quantitativo mediante análise de
documentos, do Projeto Político e em dados da referida escola campo.. Com a
organização deste trabalho, entende-se que a gestão escolar não é tão simples
como se percebe no dia a dia. A pesquisa possibilitou a compreensão da dimensão
desse estágio em gestão escolar na formação do acadêmico a qual é indispensável
na construção do campo da teoria e prática e de suas realidades no cotidiano.
Nesse contexto, apresenta-se, neste relatório experiência como forma de
expor os caminhos traçado durante o estágio Curricular Supervisionado e
permitir conhecer a atuação do Gestor no âmbito escolar.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação. Projeto Pedagógico.