Eliane T.T. Popp
Professora de escola pública na rede municipal de Maravilha/SC. Mestre
em Geografia (PPGGeo) na Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS – Campus de
Chapecó/SC. Membro do Grupo de Pesquisa Espaço Tempo e Educação (GPETE) e do
Grupo de Estudos Lugar e Cotidiano, Espaço-Tempo Glocal e Educação-(GeoLUGAR),
da UFFS/SC.
RESUMO
O espaço geográfico
é resultante da relação entre natureza e sociedade e dessa produção resulta a
diversidade do espaço geográfico. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo
geral analisar como está apresentada a relação entre natureza e sociedade no
documento curricular catarinense. Os objetivos específicos ficaram assim
definidos: 1. Contextualizar abordagens bibliográficas que embasam a construção
teórico-conceitual de sociedade e natureza; 2. Identificar e expor como esta
relação está apresentada no documento curricular catarinense, dicotomizada ou
em interconexão. A metodologia adotada sustenta-se na pesquisa qualitativa,
entrecruzada com a hermenêutica dialógica, formando uma coalisão potente para
este tipo de abordagem, caracterizando-se pela análise de interpretações,
comparações e exposição dos dados. Este artigo envolve a pesquisa bibliográfica
e documental, tendo como objeto de análise o documento de Currículo Base da
Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, que foram
discutidos a partir de elementos extraídos da Análise Textual Discursiva-ATD,
que compreende categorização, unitarização e interpretação. Desde as
considerações que surgiram, contudo, constata-se que natureza e sociedade são
entendidas pelo documento de forma desconexa, ou seja, indissociáveis. O estudo
completo referente ao documento curricular catarinense, considerando outras
noções-chaves, pode ser observado na dissertação de mestrado da autora,
concluído em abril de 2023.
Palavras-chave: Sociedade e Natureza 1. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense 2. Ensino de Geografia 3.