Marciária da Silva Sousa
Especialização em Ensino de
Biologia pela Fundação Brasileira de Tecnologia e Educação (FUNBRATEC);
Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do
Maranhão (IFMA)- Campus São Raimundo das Mangabeiras; Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura pela Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA)- Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. marciaria4@gmail.com
RESUMO
Sabe-se
que a Matemática é uma área que, quando não desenvolvida de forma adequada,
pode se tornar um problema no decorrer do ensino aprendizado do aluno fazendo
com que muitos cresçam sem gostar da disciplina, e consequentemente, apresentando
dificuldades e baixo rendimento escolar. Porém, quando utiliza- se ferramentas
lúdicas, o estudante passa a construir conhecimentos matemáticos, além do que,
aprende brincando. A atividade lúdica é
uma forma de ensino que permite que o professor torne o conteúdo mais dinâmico.
Com isso, a aula torna-se mais atrativa e descontraída, fazendo com que os
estudantes tenham mais interesse pela aula e maior compreensão e fixação do
conteúdo. A aplicabilidade do lúdico consiste, na apresentação, de forma
clara, objetiva e rica em detalhes, do conteúdo a ser trabalhado em sala de
aula, que pode ser feita por meio de jogos, recreações, competições, dentre
outros recursos. Além disso, as atividades lúdicas são recursos pedagógicos
essenciais e relevantes para que as aulas se tornem mais dinâmicas e
prazerosas, contribuindo para a facilitação do processo de aprendizagem dos
estudantes. Atualmente, as tecnologias são uma ferramenta de grande importância
e que auxilia na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, se exploradas
de forma criativa e responsável. Cabe ao professor usá-las a seu favor.
Palavras-chave: Matemática. Lúdico. Aprendizagem.