Nathália Joeynny Gomes Queiroz
Graduanda em
Licenciatura plena do curso de Geografia pela Universidade Federal de Alagoas -
Campus do Sertão.
E-mail:
nathalia.queiroz@delmiro.ufal.br
RESUMO
Este artigo tem como
base o estudo sobre o conhecimento de uma educação na qual ainda é muito pouco
vista como educação pela antiga/atual sociedade. Os argumentos teóricos
trabalhados sobre a mesma, são baseados na construção de conhecimento de alguns
autores nos quais evidenciaram em suas pesquisas a Educação contextualizada do
Campo e não menos importante, a experiência de campo da própria autora deste
artigo. No mesmo você terá o conhecimento de que a Educação do Campo é rotulada
apenas como uma simples educação ou uma educação comum curricular urbana, mesmo
a Educação do Campo ainda sendo uma educação discriminada pela sociedade
brasileira desde sua inicialização até os dias atuais, a mesma se origina como
uma educação na qual contextualiza as vivências e convivência do passado,
presente e posteriormente um futuro próximo, no qual será respondido por
integralizar as crianças do campo a uma sociedade inclusiva. A inclusão social
é de fato muito comentada em diversos argumentos sociais, porém, pouco
trabalhada, sendo assim, um problema presente. No artigo é abordado a falta de
inclusão que a Educação do Campo sofre cotidianamente e o quanto a criança do
campo sofre por não ser da cidade. O objetivo geral deste artigo é expor o
conhecimento teórico e conhecimento vivenciado no campo no período de pesquisa
sobre a Educação do Campo e a Criança do Campo ainda nesta contemporaneidade
com a sociedade atual.
Palavras-chave: Educação; Campo; Criança do Campo; Luta.