Telma Lustosa Silva
Santana
Professora efetiva da rede municipal da cidade de
Parnaguá Pi, graduada em Licenciatura Plena em Normal Superior, graduada em
Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pós graduação em: Orientação e
Supervisão Escolar, em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e pós graduação
em (AEE) Atendimento Educacional
Especializado.
E Atualmente
estou cursando Mestrado em Ciências da Educação.
Silvânia Sousa
Ribeiro dos Santos
Professora efetiva da rede municipal de Demerval
Lobão-PI e Timon- MA, graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pós graduada
em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior e cursando pós
graduação em AEE, Atendimento Educacional Especializado.
Maria Hildenê Barros
dos Santos
Professora seletista da rede município de Demerval
Lobão -PI. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Tecnólogo em Segurança
do Trabalho, Pós Graduada em psicopedagogia clínica e institucional e em
Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e cursando Atendimento Educacional
Especializado (AEE). atualmente cursando Licenciatura em Biologia
RESUMO
A formação docente em
ambientes inclusivos é um tema de grande relevância no campo educacional,
especialmente diante da necessidade de garantir uma educação de qualidade para
todos os alunos, independentemente de suas características individuais. A inclusão
educacional visa promover a participação plena e igualitária de todos os
estudantes na escola, sendo fundamental a reflexão sobre as competências
necessárias para atuação do professor e as práticas pedagógicas que promovem a
inclusão. Este estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre a formação
docente em ambientes inclusivos, investigando as competências necessárias para
o desenvolvimento profissional do professor e as práticas pedagógicas que
promovem a inclusão educacional. A pesquisa se justifica pela importância de
compreender e discutir as questões relacionadas à formação docente em ambientes
inclusivos, visando contribuir para o aprimoramento da formação docente e para
a construção de escolas mais inclusivas e democráticas. Este trabalho se caracteriza
como uma revisão de literatura, que consiste na análise crítica e
sistematização de estudos e documentos relevantes sobre o tema em questão.
Foram consultadas bases de dados acadêmicas, periódicos científicos e
legislação educacional para identificar e selecionar os estudos mais
pertinentes para a investigação. Diante do exposto, a pesquisa busca
compreender as competências necessárias para formação docente em ambientes
inclusivos e como as práticas pedagógicas podem promover a inclusão educacional.
Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o aprimoramento da
formação de professores e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais
inclusivas, visando garantir uma educação de qualidade para todos os alunos.
Palavras-chave: Formação. Ambientes inclusivos. Práticas pedagógicas.