Maria Angélica Santos
Mestranda em ciências da educação pela UAA -
Universidade autônoma de Assunção. Professora na rede municipal de
Paraibuna. Pedagoga e historiadora, com pós graduação em alfabetização e
psicopedagogia. E-mail: angelicatoni@hotmail.com
RESUMO
O presente artigo tem
como objetivo analisar as estratégias utilizadas por professores do 4º ano do
ensino fundamental da EMEF IRMÃ IRENE ALVES LOPES, uma escola municipal da
cidade de Paraibuna no estado de São Paulo, para assegurar a aprendizagem de seus
alunos e identificar as ações promovidas pela escola pesquisada. Para tanto
essa pesquisa foi ancorada em uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo
utilizada a análise de documentos e entrevista com professores e gestores em
parceria com o SESI que promoveu formação continuada em alfabetização com os
docentes para assegurar a aprendizagem dos alunos pós pandemia. Contamos com a
colaboração de 8 docentes e 2 gestores. Os dados revelam a necessidade de
formação continuada para diminuir a defasagem no conhecimento para a
recomposição de aprendizagem, pois a escola está em busca de suprir as
necessidades de discentes e docentes com um plano coletivo que assegure aos
estudantes o direito social a educação de forma equitativa.
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Práticas Pedagógicas. Alfabetização.