DOI: 10.5281/zenodo.12139566

 

Maria Angélica Santos

Mestranda em ciências da educação pela UAA - Universidade autônoma de Assunção. Professora na rede municipal de Paraibuna. Pedagoga e historiadora, com pós graduação em alfabetização e psicopedagogia. E-mail: angelicatoni@hotmail.com

 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas por professores do 4º ano do ensino fundamental da EMEF IRMÃ IRENE ALVES LOPES, uma escola municipal da cidade de Paraibuna no estado de São Paulo, para assegurar a aprendizagem de seus alunos e identificar as ações promovidas pela escola pesquisada. Para tanto essa pesquisa foi ancorada em uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo utilizada a análise de documentos e entrevista com professores e gestores em parceria com o SESI que promoveu formação continuada em alfabetização com os docentes para assegurar a aprendizagem dos alunos pós pandemia. Contamos com a colaboração de 8 docentes e 2 gestores. Os dados revelam a necessidade de formação continuada para diminuir a defasagem no conhecimento para a recomposição de aprendizagem, pois a escola está em busca de suprir as necessidades de discentes e docentes com um plano coletivo que assegure aos estudantes o direito social a educação de forma equitativa.

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Práticas Pedagógicas. Alfabetização.