DOI: 10.5281/zenodo.12139551

 

Marciária da Silva Sousa

Mestranda em Ensino de Biologia pelo PROFBIO na Universidade Estadual do Piauí- UESPI;

Pós-Graduada em Ensino de Biologia pela Faculdade de Patrocínio- FAP;

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA;

marciariadasilvasousa@gmail.com

 

Ana Caroline Sousa Fonseca

Pós-graduada em Docência para Educação Profissional e Tecnológica Maranhão-IFMA;

Graduada em Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês e suas respectivas licenciaturas-Maranhão-UEMA;                                                        

prof.anacarolinesf@gmail.com

 

Elisbetânia Nascimento de Oliveira

Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática e Ciências pela Faculdade do Interior Paulista - FIP;

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal

do Maranhão- UFMA;

elisbetanianascimentooliveira@gmail.com

 

RESUMO

O presente projeto, desenvolvido por professores da 1º série do Instituto Educacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)- Unidade Plena Balsas, tem o intuito de minimizar e/ou sanar com os índices de evasão escolar, bem como, abolir as dificuldades de aprendizagem pela falta de conhecimentos de conteúdos básicos/bases e, por conseguinte, atenuar a reprovação nessas disciplinas. O objetivo desta prática é contribuir para que os estudantes se adaptem às disciplinas que integram as grades dos cursos que os mesmos fazem parte. Além disso, é necessário garantir que todos os estudantes se sintam atraídos, engajados e capazes de acompanhar o curso no mesmo nível que seus colegas. Essas atividades são conduzidas de maneira didática e lúdica, utilizando-se de diversas estratégias pedagógicas para obter o nivelamento entre os alunos. Outro aspecto que vale a pena refletir neste projeto é que a forma como os professores tratam seus alunos muitas vezes permanece dentro do discurso, ou seja, a visão tradicional ainda é uma prática em sala de aula, e esse cenário se faz necessário mudar, pois a aproximação do docente com seu aluno, faz com que os conteúdos sejam melhores absorvidos. Com isso, espera-se que os índices de reprovação e evasão escolar diminuam. Além disso, com essa prática, será possível avaliar e identificar as dificuldades dos discentes através da aplicação de avaliações diagnósticas, bem como a realização de quizzes.

Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Avaliar.