Marciária da Silva Sousa
Mestranda em Ensino de Biologia pelo PROFBIO na Universidade
Estadual do Piauí- UESPI;
Pós-Graduada em Ensino de Biologia pela Faculdade de
Patrocínio- FAP;
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA;
marciariadasilvasousa@gmail.com
Ana Caroline Sousa Fonseca
Pós-graduada em Docência para
Educação Profissional e Tecnológica Maranhão-IFMA;
Graduada em Licenciatura Plena em
Letras: Português e Inglês e suas respectivas licenciaturas-Maranhão-UEMA;
Elisbetânia Nascimento de Oliveira
Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática e
Ciências pela Faculdade do Interior Paulista - FIP;
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela
Universidade Federal
do Maranhão- UFMA;
elisbetanianascimentooliveira@gmail.com
RESUMO
O presente projeto, desenvolvido por professores da 1º série do
Instituto Educacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)- Unidade Plena
Balsas, tem o intuito de minimizar e/ou sanar com os índices de evasão escolar,
bem como, abolir as dificuldades de aprendizagem pela falta de conhecimentos de
conteúdos básicos/bases e, por conseguinte, atenuar a reprovação nessas
disciplinas. O objetivo desta prática é contribuir para que os estudantes se
adaptem às disciplinas que integram as grades dos cursos que os mesmos fazem
parte. Além disso, é necessário garantir que todos os estudantes se sintam
atraídos, engajados e capazes de acompanhar o curso no mesmo nível que seus
colegas. Essas atividades são conduzidas de maneira didática e lúdica,
utilizando-se de diversas estratégias pedagógicas para obter o nivelamento
entre os alunos. Outro aspecto que vale a pena refletir neste projeto é que
a forma como os professores tratam seus alunos muitas vezes permanece dentro do
discurso, ou seja, a visão tradicional ainda é uma prática em sala de aula, e
esse cenário se faz necessário mudar, pois a aproximação do docente com seu
aluno, faz com que os conteúdos sejam melhores absorvidos. Com isso,
espera-se que os índices de reprovação e evasão escolar diminuam. Além disso,
com essa prática, será possível avaliar e identificar as dificuldades dos
discentes através da aplicação de avaliações diagnósticas, bem como a
realização de quizzes.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Avaliar.