DOI: 10.5281/zenodo.13825661

 

Jarllys Salgado Silva

Bacharel em Administração pela Universidade Ceuma; pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Fael; pós-graduado em MBA Finanças, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Estratego; graduando do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão – MA; jarllyssalgadosilva@gmail.com

 

Leonardo Ramos Lima

Graduando do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão - MA, leolima200319@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo analisa estudos sobre a influência de jogos lúdicos no ensino da matemática. A revisão bibliográfica abrange pesquisas que utilizaram diversos tipos de jogos em diferentes níveis de ensino. Os resultados indicam que os jogos lúdicos melhoram a aprendizagem, a motivação, a participação ativa e a compreensão de conceitos matemáticos. Além disso, promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades como organização, raciocínio lógico e autonomia. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, onde foi selecionado artigos, dissertações e teses relevantes, bem como estudos principais de alguns autores como Barreto (2016), Santos (2020), Silva (2022) e Souza (2018). A pesquisa destaca a importância de aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades e desafios do uso de jogos lúdicos para aprimorar as práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Jogos lúdicos. Ensino da matemática. Aprendizagem.